Intenção de Consumo das famílias de Vitória segue baixa

Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio-ES

Após duas altas, a intenção de consumo das famílias de Vitória recuou em outubro apresentando uma queda de 3,0% em relação a setembro e atingindo 41,7 pontos. Os resultados são da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) na capital, divulgada pela Fecomércio-ES. Na comparação anual, o indicador também apresentou recuo, de 24,3%.

Na comparação com o mês anterior o que mais influenciou negativamente o índice foi a piora na avaliação do acesso ao crédito (-11,8%) e na avaliação sobre o momento para duráveis (que caiu 10,2%). Dos sete componentes do índice, três apresentaram variações positivas nessa comparação.

A intenção de consumo continua no patamar de insatisfação, permanecendo abaixo de 100 pontos. A ICF varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total e 200 descreve satisfação total em consumir.

Emprego

No mês de setembro, o componente Emprego Atual registrou alta de 1,8% em relação ao mês anterior e continuou sendo o componente com a melhor avaliação entre os pesquisados, com 99,5 pontos.

Já o componente das Perspectivas Profissionais caiu 9,8% em relação a setembro e permanece como o que possui o mais baixo valor em pontos (12,5 pontos). Esse indicador mostra a avaliação sobre expectativa de melhoria profissional nos próximos meses. Em relação ao mesmo mês do ano passado apresentou recuo de -74,5%.

Consumo

Os componentes relativos ao consumo foram os que apresentaram crescimento na passagem de setembro para outubro, mas continuam em níveis muito baixos. O Nível de Consumo Atual avançou 6,3%, marcando 22,6 pontos. Nesse item as famílias fazem uma reflexão sobre seu consumo no tempo, avaliando se estão comprando mais ou menos atualmente quando comparado ao ano passado.

A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses foi na mesma direção, com avanço de 3,9%, registrando 26,0 pontos, mas também se mantendo em nível bem baixo. Nesse item as famílias refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se acreditam que será maior ou menor.

Renda e crédito

A avaliação da Renda Atual caiu 3,3% em relação ao mês anterior chegando a 51,0 pontos. As Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, foi o componente que mais caiu, com recuo de 11,8% e obtendo a 53 pontos. A avaliação para compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, também teve variação negativa, 10,2%.

Brasil

A ICF apurada para o Brasil em outubro registrou 77,9 pontos, representando um crescimento de 1,4% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, isto é, em relação ao mesmo mês do ano passado, obteve incremento de 5,4%.

Comentários

Depois de dois avanços consecutivos o indicador de intenção de consumo das famílias caiu em outubro e seu recuo foi influenciado mais fortemente pelos componentes que avaliam o acesso ao crédito e o momento para duráveis. De forma geral, a disposição das famílias de Vitória em consumir segue baixa, permanecendo no patamar de insatisfação, abaixo de 100 pontos. Essa volatilidade apresentada pelo indicador ainda está muito ligada ao mercado de trabalho e, consequentemente, ao nível de confiança das famílias para consumir. Apesar de um pouco mais seguros no emprego atual, as perspectivas de melhoria profissional estão muito baixas, o que resulta na acomodação dos consumidores num patamar de consumo, sem expectativas de mudanças mais significativas.

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