Intenção de Consumo das Famílias de Vitória fechou primeiro semestre em crescimento

Porém, o indicador abaixo de 100 pontos mostra que as famílias gostariam de estar consumindo mais

Desde janeiro de 2019 a intenção do consumo das famílias em Vitória-ES tem apresentado crescimentos consecutivos fechando o primeiro semestre em crescimento, embora o indicador ainda permaneça no nível de insatisfação (abaixo de 100 pontos). Nesse caso, a reversão da trajetória de queda significa que as famílias estão mais dispostas a consumir que antes, mas ainda não estão satisfeitas com o patamar de consumo que se encontram, ou seja, gostariam de estar consumindo mais.

Quando se analisa por faixa de renda familiar, observou-se que em junho o indicador das famílias que possuem ganhos acima de 10 salários mínimos (s.m.) recuou mais uma vez, o que fez com que o indicador ficasse abaixo de 100 pontos após quatorze meses no nível otimista (acima de 100 pontos). Por outro lado, as famílias com ganhos de até 10 s.m. têm avançado gradativamente por seis meses consecutivos.

Na avaliação da Fecomércio-ES, o indicador está se recuperando, porém bem lentamente. Apesar de 2019 ter começado com empresários e consumidores mais confiantes, o baixo ritmo da atividade econômica tem os deixado receosos. Por um lado, têm-se empresários aguardando um melhor ambiente para investir e, por outro, tem-se as famílias que ajustaram seus gastos e dependem da melhoria do mercado de trabalho para aumentar a segurança e a disposição em consumir.

Resultados Junho 2019

Intenção de Consumo. A intenção de consumo das famílias de Vitória apresentou mais uma alta, com crescimento de 6,5% em relação ao mês anterior e marcou 52,5 pontos em junho. Em relação ao ano passado, a variação foi positiva de 8,6%. O índice varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.

Resultados por componentes. O destaque positivo na comparação de junho com o mês de maio foi para Perspectivas Profissionais subindo 12,1%, obtendo 25,2 pontos. Em comparação com o ano passado, cinco dos sete componentes apresentaram avanços, sendo a Perspectiva Profissional o que obteve a maior alta, 42,4%.

Emprego. O componente Emprego Atual continuou sendo o mais bem avaliado entre os componentes do ICF (94,4 pontos), crescendo 3,5% em relação ao mês anterior, mas com recuo de 5,3% frente a 2018. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. A avaliação das Perspectivas Profissionais ainda é o componente que possui o mais baixo valor em pontos (25,2 pontos) e mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses. Porém, gradativamente vem crescendo com alta de 12,1% frente a maio e de 42,4% frente o ano passado.

Consumo. O Nível de Consumo Atual, na qual as famílias analisam se estão comprando mais ou menos quando comparado ao ano anterior, obteve alta de 6,5% em junho frente a maio e em relação a junho de 2018 cresceu 23,8%. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve alta de 8,3% na comparação mensal e de 19,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor.

Renda e Crédito. O indicador de satisfação da Renda Atual cresceu 5,5% contra o mês anterior e 13,4% em relação ao mesmo mês em 2018. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 8,6% frente a maio e 11,6% em relação a junho de 2018. A Compra de Duráveis teve alta de 7,5% frente ao mês anterior e mais caiu 4,1% em relação ao ano passado.

Intenção de Consumo por Renda Familiar

Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m., mostrou que o primeiro grupo de famílias tem diminuído o pessimismo com as avaliações enquanto o segundo grupo refletiu queda no otimismo, ficando abaixo dos 100 pontos.

Brasil

A ICF apurada para o Brasil obteve queda de 3,5% em junho de 2019 na comparação com maio, marcando 91,3 pontos. Na comparação junho de 2018 avançou 5,3%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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