Intenção de consumo das famílias de Vitória atinge maior nível para setembro

As famílias estão mais dispostas a consumir. É o que mostrou a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória, realizada este mês pela Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

A ICF registrou 82,4 pontos, maior nível para o mês desde 2014. Para se ter uma ideia, as piores marcas da série histórica foram em 2017 (média anual de 45,3 pontos) e em 2018 (média anual de 47 pontos).

Para a Fecomércio-ES, a melhora nas variáveis de emprego e renda contribuiu para essa maior disposição de consumo, deixando as famílias mais seguras e otimistas com sua capacidade de compra.

O levantamento de setembro mostrou de forma mais efetiva os reflexos da queda da inflação na confiança dos consumidores, corroborada pelo aumento significativo da avaliação do nível de consumo atual. Neste segundo semestre, esse resultado se soma ainda ao efeito dos programas de suporte à renda. A tendência de alta da intenção de consumo deve se manter nos próximos meses e garantir um final de ano bastante positivo.

Outros índices

Todos os sete subíndices pesquisados cresceram tanto na comparação com o mês anterior, quanto frente ao mesmo mês em 2021. O destaque mensal foi para o Nível de Consumo Atual que cresceu 8,1%, marcando 61,7 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em relação ao ano passado.

Na variação anual, o destaque foi o Emprego Atual que avançou 23,4% e marcou 112,2 pontos. Este também é o subíndice com maior valor em pontos e sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual.

Apesar disso, a intenção de consumo oscila no nível de insatisfação, abaixo de 100 pontos, desde fevereiro de 2015.

Brasil

A intenção de consumo das famílias apurada para o Brasil marcou 84,4 pontos, com alta mensal de 1,4%. Em comparação com o mesmo mês de 2021 mostrou alta de 16,5%. O resultado superou novamente os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores e manteve a tendência de alta, iniciada em janeiro deste ano.

Metodologia

A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Em âmbito nacional, a coleta é feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Acesse a pesquisa completa aqui.

Acompanhe os gráficos:

Resultado geral e subíndice

Atividades

Set/22 x Ago/22

Set/22 x Set/21

Índice em pontos

Brasil

+1,4%

+16,5%

84,4

Espírito Santo

+4,4%

+14,7%

82,4

Emprego atual

+5,2%

+23,4%

112,2

Perspectivas profissionais

+2,2%

+9,9%

97,5

Renda atual

+5,0%

+9,8%

82,9

Compra a prazo (acesso ao crédito)

+2,0%

+14,8%

96,9

Nível de consumo atual

+8,1%

+13,5%

61,7

Perspectivas de consumo

+6,7%

+21,0%

92,4

Momento para duráveis

+1,7%

+2,3%

32,8

Fonte: Pesquisa Direta CNC.

Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio-ES.

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