Intenção de consumo das famílias capixabas registra segunda queda em julho
A crise freou uma recuperação que começava a ser desenhada no início do ano
Resultados Julho 2020
Intenção de Consumo. A intenção de consumo das famílias de Vitória registrou queda em julho em relação a junho ficando 7,7% menor e atingindo 77,3 pontos. Em relação ao ano passado, a variação positiva foi de 38,6%. O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir.
Resultados por componentes. Na passagem para julho, todos os componentes obtiveram variação negativa, com destaque para queda no Nível de Consumo Atual (-11,6%).
Emprego. O Emprego Atual é o mais bem avaliado entre os componentes do ICF e o único na zona de otimismo do índice (acima de 100 pontos). Esse subíndice teve queda de 6,7% em relação ao mês anterior e alta de 8,2% em relação ao ano passado, marcando 105,5 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. A avaliação das Perspectivas Profissionais é o terceiro componente com o mais baixo valor em pontos (69,8 pontos) e mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses. Recuou 9,8% frente ao mês anterior e variou positivamente 147,6% frente o ano passado.
Consumo. O Nível de Consumo Atual, na qual as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado caiu 11,6% em julho frente a junho e obteve 57,6 pontos. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve queda de 6,8% na comparação mensal e cresceu 107,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 83,9 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor.
Renda e Crédito. O indicador de satisfação da Renda Atual caiu 6,3% contra o mês anterior e cresceu 31,4% em relação ao mesmo mês em 2019, atingindo 97,0 pontos. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, caiu 5,6% frente ao mês anterior e avançou 14,7% frente a julho de 2019, ficando com 85,6 pontos. A Compra de Duráveis teve queda de 10,4% frente ao mês anterior, mas alta de 11,0% em relação ao ano passado.
A Fecomércio-ES avalia que a confiança do consumidor está sendo cada vez mais afetada pelo alongamento da crise causada pela Pandemia do Coronavírus, que impactou fortemente o mercado de trabalho e gerou muitas incertezas. No início do ano, o consumo já estava abaixo do nível de satisfação e a crise freou uma recuperação que começava a ser desenhada, depois de cerca de três anos bastante fracos.
Intenção de Consumo por Renda Familiar
Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) e aquelas acima de 10 s.m., mostrou que o primeiro grupo de famílias tem diminuído o pessimismo com as avaliações.
Brasil
A ICF apurada para o Brasil registrou queda de 4,0% em julho com relação a junho, marcando 66,1 pontos. Na comparação julho de 2019 retraiu 26,4%.
Nota Técnica
Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
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