Intenção de consumo das famílias capixabas registra avanço em relação a outubro de 2017
Dados, porém, apresentam retração de 2,8% em comparação ao mês anterior
Após oito altas consecutivas na tendência de crescimento, a intenção de consumo das famílias de Vitória registrou retração em outubro, com variação de -2,8% em relação a setembro. Com esse resultado, o índice marcou 52,0 dentro do nível de insatisfação. Contudo, na comparação com o mesmo mês em 2017, o indicador avançou 24,9%. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio (CNC), divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
Entre os índices da pesquisa, apenas um dos sete apresentou variação positiva na comparação de outubro com setembro, a Perspectiva Profissional (+4,2%), que em comparação com o ano passado, cresceu 40,2%. Esse indicador é o que possui o mais baixo valor em pontos entre os itens pesquisados (17,5) e mostra a expectativa do entrevistado sobre uma melhoria profissional nos próximos meses. Porém, em comparação com o ano passado, cinco dos sete componentes apresentaram avanços.
De acordo com o presidente da Federação do Comércio, José Lino Sepulcri, essa volatilidade do indicador é um reflexo do sentimento ainda cauteloso das famílias em ir às compras. “A recuperação gradativa do mercado de trabalho e as incertezas em relação aos rumos do país são dois dos fatores que influenciam a decisão de compra. Assim, é de se esperar que esse ambiente de incertezas abra espaço para eventuais quedas”, explica.
Na perspectiva de Sepulcri, o crescimento da intenção de consumo durante 2018 já vinha sendo gradual. No entanto, as crescentes melhorias das avaliações de 2018 em relação ao ano passado, quando o indicador de intenção de consumo das famílias de Vitória atingiu os menores níveis mensais da série histórica, são destaques importantes. “O fator emprego continua sendo fundamental para a tranquilidade das famílias em ir às compras. Já a consistência sobre o rumo da atividade econômica é imprescindível para a disposição dos empresários de investir e criar mais empregos”.
Brasil
A Intenção apurada para o Brasil apresentou recuo de 0,3%, em outubro na comparação com setembro, marcando 86,7 pontos. Na comparação anual (com outubro 2017) houve alta de 11,3%.
Nota Técnica
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, e é disponibilizada às federações estaduais elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória–ES. A ICF varia de 0 a 200 pontos, na qual 0 significa insatisfação total, 100 é o ponto de indiferença e 200 satisfação total em consumir. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.