Grande Vitória registra deflação em setembro
A Região Metropolitana da Grande Vitória registrou nova queda no nível geral de preços no mês de outubro, registrando uma taxa de -0,16% mesma registrada em setembro e bem abaixo da registrada no mesmo mês do ano passado (0,75%). No Brasil a taxa subiu e registrou 0,26%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA na Grande Vitória, divulgado pelo IBGE.
Com a baixa na Grande Vitória, o acumulado no ano passou a 4,14% e em doze meses passou para 6,03%. No Brasil, o acumulado em 12 meses ficou em 7,87%, ainda acima da meta do governo para a inflação desse ano, de 6,5%.
Grupos com maiores altas na Grande Vitória
A inflação do segmento de Vestuário foi o que registrou a maior alta nos preços de um mês para outro, passando de deflação de -0,33% em setembro para inflação de 0,86%, uma diferença de 1,19 pontos percentuais. A segunda maior alta registrada foi no grupo de Alimentação e Bebidas que passou de uma deflação de -0,98% para uma inflação de 0,06%, uma diferença de 1,04 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Por outro lado o grupo Habitação apresentou a maior queda nos preços passando de uma taxa de 0,42% para uma deflação de -0,89%, representando uma diferença de 1,31 pontos percentuais.
Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio-ES.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.