Famílias capixabas estão mais predispostas ao consumo neste ano

Índice permanece num grau de insatisfação, porém, a alta é importante
para criar boas expectativas

A intenção de consumo das famílias capixabas
apresentou alta mensal durante fevereiro, após quatro recuos consecutivos nessa
comparação. A
alta foi de
0,4% frente a janeiro, marcando 44,7 pontos. Em relação ao ano passado, a
variação foi mais significativa
apresentando altas e
ainda mais expressivas
,
avançando 14,9%.
Os
dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da capital,
analisada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do
Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Mesmo com o crescimento, o índice permanece no patamar
de insatisfação. Porém, a quebra da trajetória de queda do índice no início do
ano é importante para criação de um ambiente de boas expectativas. Os dados
mostram que a situação do indicador tem sido influenciada pela maior
insatisfação das famílias com ganhos até 10 salários mínimos.

Com a crise e a perda dos empregos de parte dos
integrantes da família o orçamento familiar dessa faixa de renda ficou afetado
levando-as a fazerem ajustes. Sob esse novo patamar de consumo, a pesquisa
indica que as famílias dessa faixa de renda estão com maiores dificuldades para
dedicar uma parte maior do orçamento ao consumo. Possivelmente o maior número
de pagamentos que tradicionalmente marcam o início do ano também freou um
avanço mais significativo do indicador.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, José Lino
Sepulcri, o ano de 2019 começou com empresários mais otimistas, o que deverá
incentivar a retomada de investimentos e contratações nos próximos meses. “Ao
final de 2018, alguns setores apresentaram crescimento e outros tiveram seu
ritmo de queda diminuído. Já o mercado de trabalho formal deu sinais de
recuperação. O fator emprego continua sendo fundamental para o retorno das
famílias às compras e espera-se que nesse cenário mais favorável o ritmo de
contratações aumente, contribuindo para o movimento de toda a economia”,
explica.

Expectativa de Consumo

A avaliação das Perspectivas de Consumo para os
próximos meses teve alta de 2,8% na comparação mensal e de 50,6% em relação ao
mesmo mês do ano passado. Nesse item as famílias refletem sobre o consumo para
os próximos meses avaliando se será maior ou menor.

Brasil

A ICF validada para o Brasil apresentou alta de
2,7% em fevereiro de 2019 na comparação com janeiro, marcando 98,5 pontos. Esse
foi o melhor mês de fevereiro dos últimos quatro anos. Na comparação fevereiro
de 2018 a ICF avançou 13,1%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das
Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações
estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade
de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da
condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do
consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com
cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos
dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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