Exposições Sesc Glória: Vida e obra de Bispo do Rosário
Vida e obra de Bispo do Rosário circulam pelo país em mostra inédita
Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc Glória
O Sesc e o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac) se uniram para levar ao público o trabalho de um dos maiores expoentes da arte contemporânea: Arthur Bispo do Rosário. A exposição O Grande Veleiro apresenta a vida e obra do artista, que levou ao debate os limites entre a insanidade e a arte. Inaugurada em 2017 em Sergipe, estado natal de Bispo do Rosário, a mostra itinerou em Alagoas, no Rio de Janeiro e Paraty, com apresentações na Escola Sesc de Ensino Médio e no Centro Cultural Sesc Paraty, e agora aporta em Vitória. De 25 de abril a 15 de julho, o Espaço Expositivo Levino Fanzeres, no Centro Cultural Sesc Glória, sediará as exposições O Grande Veleiro e A Maré da Vida. Entrada franca.
A montagem de O Grande Veleiro teve como objetivo propiciar ao público a experiência e o contato com temas como identidade e território, arte e loucura, pertencimento e exclusão. Para tanto, a mostra é realizada por meio de estações sensoriais, que levam o visitante a vivenciar o universo de Bispo do Rosário embarcando, como marinheiros, na descoberta de novos olhares sobre arte e cultura na imensidão poética do artista.
O Grande Veleiro leva o visitante a vivenciar o universo de Arthur Bispo do Rosário por meio de uma mostra lúdica e interativa, embarcando na descoberta de novos olhares sobre arte e cultura a partir do repertório do artista. Haverá um contraponto com a artista local Ercília Mozer, cuja obra e processo criativo possuem afinidade com a poética de Bispo. Para tanto será desenvolvida uma expografia própria, intitulada A Maré da Vida. Ercília também participará da palestra com Ricardo Resende, especialista do Museu Bispo do Rosário, além de ministrar 4 oficinas junto ao Programa Educativo da exposição.
O Programa Educativo das exposições, coordenado pela arte-educadora convidada Ludmila Cayres (ES), contará com a participação de 6 mediadores temporários e oferecerá Formação para Mediadores, Capacitação para Professores (Sedu, Seme e Polo Arte na Escola), Oficinas com a artista Ercília Stanciany e Palestras com Ricardo Resende, curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ), e Jocelino Pessoa, assessor de Artes Visuais do Departamento Nacional do Sesc (RJ).
Artistas:
Arthur Bispo do Rosário (1911 – 1989), um dos maiores expoentes da arte contemporânea, foi considerado louco por alguns e gênio por outros. Sua obra foi produzida durante 50 anos de internação na Colônia Juliano Moreira, a partir de itens oriundos do lixo e da sucata. O trabalho do artista foi classificado como arte vanguardista e comparado à obra do artista Marcel Duchamp. Entre os temas que usou, destacam-se navios, fruto de sua experiência como marinheiro na juventude.
Ercília Mozer é artista plástica residente no município da Serra/ES. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atualmente cursa pós-graduação em Arteterapia. Ercília veio de Minas Gerais há 14 anos com o marido e a filha, em busca de melhores chances na vida. Encontrou na coleta de lixo reciclável a sobrevivência em terras capixabas. Em 2012 ingressou no curso de Artes Plásticas da UFES, por meio do sistema de cotas, estudando com os livros encontrados em meio ao material reciclável que recolhia. Durante a faculdade desenvolveu pinturas e objetos com técnica mista e xilogravura, incluindo em seu processo criativo a matéria-prima com a trabalhava para tirar o seu sustento: a sucata.
Curador Ricardo Resende:
Ricardo Resende possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea e trabalha em projetos especiais como o catálogo raisonné do artista Leonilson junto ao Projeto Leonilson, em São Paulo. É autor do primeiro livro sobre o artista Hudinilson Jr, com apoio do Itaú Cultural. Atuou anteriormente em instituições artísticas e culturais como o MAC-USP, MAM-SP, Centro Dragão do Mar (Fortaleza), Funarte (Rio) e Centro Cultural São Paulo. O Museu Bispo do Rosário fica na zona oeste do Rio de Janeiro, bem longe da Zona Sul, em um prédio do início do século XX, dentro da Colônia Juliano Moreira, um hospital psiquiátrico onde viveu o artista Arthur Bispo do Rosário (1911-1989).
Serviço:
Exposições O Grande Veleiro e A Maré da Vida
Visitação: 25 de abril (quarta-feira) a 15 de julho de 2018 (domingo)
Terças a sextas, das 11h às 20h, exceto feriados
Sábados e domingos, das 11h às 19h, exceto feriados
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.