Expectativas para o Natal 2009

A economia brasileira vem a cada dia mostrando sinais concretos de recuperação na economia, depois de um final de 2008 e início de 2009 incertos. Essa recuperação se reflete também no Espírito Santo, que sofreu um baque por ter uma economia voltada para o comércio exterior.

O comércio varejista capixaba, por exemplo, nos últimos meses, vem mostrando resultados positivos. A pesquisa divulgada em dezembro pelo IBGE, sobre as vendas do comércio varejista capixaba mostrou um crescimento de 2,9% nas vendas de outubro de 2009 em relação a outubro de 2008 e também um crescimento de 1,9% nas vendas de outubro em relação a setembro de 2009. Dessa forma, vemos que os resultados do comércio são positivos num período em que a recuperação econômica mundial merece destaque. Fatores como a elevação da massa salarial (com a volta das contratações), o aumento do volume de crédito, e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre alguns produtos e, principalmente, a volta da confiança de empresários e consumidores na economia, irão aquecer as vendas do comércio nos últimos meses de 2009.

As perspectivas para o comércio em 2009 não param por aí. O momento é propício para se esperar um melhor desempenho nas vendas de fim de ano. Além dos fatores acima citados, o pagamento do 13º salário vai injetar R$ 1,3 bilhão na economia capixaba até o final de dezembro. Diante de todo esse ambiente favorável, os empresários estão muito confiantes com as vendas de Natal, principalmente porque chega num momento de retomada da economia.

A proximidade do fim do ano acelera as vendas no comércio e saber a expectativa do consumidor para esse período em relação às compras é estratégico. Nesse sentido, uma pesquisa realizada com os consumidores da Grande Vitória revelou algumas expectativas dos consumidores em relação às compras desse Natal, fornecendo dados importantes para as estratégias dos empresários capixabas.

Quando questionados a respeito das compras de Natal em 2009, os consumidores revelaram que estão bem dispostos: cerca de 40% afirmaram que serão melhores que as do ano passado. Outros 38% afirmaram que serão iguais (Gráfico 1). A evolução das expectativas positivas em relação às compras (melhor ou igual) está representada no gráfico 2.

Em média, os consumidores gastar em torno 260 reais com as compras de Natal deste ano. Cerca de 16% dos consumidores afirmaram que gastarão acima de 500 reais. Outros 26,6% afirmaram que não irão gastar nada.

A compra à vista será a forma de pagamento mais utilizada entre os compradores: 70% dos respondentes afirmaram que pagarão as compras de Natal à vista.

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