
Expectativas. De acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), o volume de vendas do comércio para a Páscoa 2018 deverá crescer em torno de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. A Páscoa abre o calendário de datas comemorativas do varejo no ano e, para os estabelecimentos que vendem produtos relacionados à data, é considerada a segunda melhor para as vendas depois do Natal.
Preços e Produtos. Um dos produtos mais procurados pelos consumidores nessa data, o ovo de Páscoa, poderá chegar em média 3% a 8% mais caros nas prateleiras, devido às variações da inflação oficial no ano passado e dos preços das matérias primas importadas. Já os chocolates em barra e bombom estarão cerca de 4% mais baratos em relação ao ano passado. A estratégia do comércio é fornecer uma maior variedade de produtos para ter opções para todos os bolsos. Produtos como pescados, vinhos e azeites também estão entre os mais procurados.
Comentários. Apesar da intenção de consumo das famílias no Espírito Santo ainda estar em patamar baixo, a inflação recuou em relação ao mesmo período do ano passado, o que proporciona um maior poder de compra para as famílias. No mesmo período do ano passado o consumidor estava mais cauteloso para gastar, mas o ambiente mais favorável nesse ano tem o deixado mais propenso para as compras, principalmente, em datas especiais.