Espírito Santo volta a gerar empregos formais


Comércio e Serviços
O comércio nesse contexto foi o único que registrou fechamento de postos de trabalho formais. Resultado de 6.271 contratações e 7.482 demissões, o setor obteve saldo líquido negativo de 1.211 postos de trabalho formais no mês. O setor de serviços, por sua vez, gerou 1.917 de postos de trabalho formais em janeiro.
Demais setores. A maioria dos setores pesquisados exceto o comércio, como citado anteriormente, registraram saldos positivos em janeiro no Espírito Santo, com destaque para os serviços (citado anteriormente) e a indústria, com criação de 1.577 postos de trabalho.
Brasil
O Brasil criou 77.822 postos com carteira assinada representando o melhor saldo para o mês de janeiro desde 2012. A agropecuária se destacou com a criação de 15,6 mil postos de trabalho. No cenário nacional o comércio também fechou postos de trabalho (-48,7 mil).
Comentários
Após o resultado ruim no último mês do ano de 2017, que tradicionalmente é um mês de ajustes, o ano de 2018 já começou positivo para o mercado de trabalho formal capixaba. A criação empregos com carteira assinada no Espírito Santo no mês de janeiro foi quase 4 vezes maior que no mesmo mês do ano anterior, quando o estado obteve saldo positivo de 726 postos. Especificamente para o comércio, o mês de janeiro historicamente é um mês de adequação para o setor, devido à alta contratação para as festas de final de ano.
Apesar de ainda não configurar uma trajetória de crescimento, começar o ano com resultado positivo cria um ambiente de boas expectativas para os próximos meses, já que o grande desafio para a retomada do consumo continua sendo a retomada dos empregos. Mesmo sob uma perspectiva gradual, as perspectivas são melhores para 2018, com empresários aumentando os investimentos e as contratações. Isso permitirá que a “roda” do emprego volte a girar e, consequentemente, fazendo movimentar a atividade econômica como um todo.
Nota Técnica
Os dados sobre o Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para o Brasil e Unidades de Federação. A presente análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES e tem por objetivo mostrar a movimentação e evolução do mercado de trabalho formal capixaba.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.