eSocial vai gerar custos extras para o empresário

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estão apreensivas com a implementação do eSocial, projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. A CNC encaminhou uma carta à presidente Dilma Rousseff, identificando diversas inadequações encontradas no manual do eSocial.

“O eSocial é um complexo sistema eletrônico, que provoca a alteração dos processos internos das empresas, da gestão ao treinamento de pessoal, acrescentando o custo ativo das empresas, e que acarretará em mais custos para o empresário”, diz José Lino Sepulcri, presidente da Fecomércio-ES.

O sistema eletrônico obriga todos os empregadores (pessoas jurídicas e físicas) a prestar informações tributárias, trabalhistas, previdenciárias e de folha de pagamento ao Governo Federal. Estima-se que os custos para o comércio podem chegar a R$ 5,15 bilhões.

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