ES: Destaque no comércio restrito brasileiro

Apesar da queda frente ao mês anterior, os indicadores continuam positivos em relação ao ano passado

Após iniciar o ano com série de variações positivas, o comércio do Espírito Santo (restrito) sofreu um recuo em abril (-1,8%) na comparação com o mês anterior. No conceito de comércio ampliado, houve uma pequena variação positiva de 0,2%. Em relação a abril do ano passado, os indicadores continuam positivos nas duas modalidades, com alta de 7,4% no comércio restrito e 7,0% no ampliado. Entre os 27 Estados brasileiros, o desempenho do Estado foi destaque no comércio restrito frente ao ano passado.

No entanto, embora os números em relação ao ano passado continuem positivos, tem se verificado um crescimento menor nos últimos dois meses, o que vem diminuindo o resultado positivo acumulado do ano. Assim, o fraco desempenho em abril acende o alerta para a perda de ritmo das vendas do comércio capixaba, assim como tem acontecido para os demais setores da economia capixaba.

De fato, a economia capixaba mostrou uma desaceleração no primeiro trimestre do ano de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, com variação negativa de 0,1%, de acordo com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A Fecomércio-ES avalia que a perda de fôlego das vendas do comércio é fruto da demora nos ajustes devidos pelo governo para a economia do país voltar a crescer. Com esse cenário, mesmo os Estados que vinham apresentando desempenhos acima da média do Brasil, como o Espírito Santo, começaram a ser impactados. Sob essa perspectiva, o sentimento é de que há cautela por parte de empresários em investir e de consumidores em consumir e a movimentação da economia fica prejudicada como um todo.

Resultados Abril 2019

Comércio Restrito. Em abril, as vendas do comércio capixaba restrito registraram queda de 1,8% em relação a março. Mas na comparação com abril do ano passado ainda apresentou alta, de 7,4%.

Comércio Ampliado. No conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, o desempenho das vendas ficou praticamente estável em 0,2% em abril com relação ao mês anterior e frente ao mesmo mês do ano passado, obteve crescimento de 7,0%.

Desempenho por atividades. Em relação ao ano passado, apenas um dos dez segmentos pesquisados obteve variação negativa em abril de 2019 que foi o de Livros, jornais, revistas e papelaria (-39,0%) e está em queda desde julho de 2018. Já o destaque positivo foi para Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+86,3%), segmento que caiu muito nos anos de crise e com condições de crédito um pouco mais favoráveis voltou a crescer.

Brasil

No Brasil, o comércio restrito apresentou queda de 0,6% frente a março e alta de 1,7% em relação a abril de 2018. Já o comércio ampliado se manteve estável em relação ao mês anterior (0,0%) e cresceu 3,1% em relação ao mesmo mês de 2018.

Unidades da Federação. Frente a abril de 2018, a variação do volume de vendas do comércio restrito obteve resultados positivos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Espírito Santo (+7,4%), Tocantins (+7,1%) e Santa Catarina (+6,9%). Nas vendas comércio ampliado o crescimento foi acompanhado por 21 dos 27 Estados, com destaque para Roraima (+9,4%) e Amapá (+8,5%).

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter