Empresários capixabas estão mais confiantes, aponta ICEC

Dados de outubro apresentam crescimento de 1,6% em relação ao mês de setembro

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória apresentou crescimento em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo. O indicador de outubro ficou 1,6% maior que em setembro e marcou 112,9 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado (outubro) ele avançou 1%.

Nele, todos os três subíndices calculados apresentaram crescimento em relação ao mês passado. A avaliação das condições atuais da economia (ICAEC) cresceu 0,6%, marcando 84 pontos. O das expectativas para os próximos meses (IEEC) teve alta de 3,2% nessa comparação, avançando no nível otimista para 151,9 pontos. E as condições de investimentos (IIEC) cresceram 0,3%, ficando em 103,0 pontos. Na comparação com o ano passado, o ICAEC cresceu 4,5%, o IEEC teve queda de 0,6% e o IIEC ficou 0,8% melhor.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, explica que esse aumento da confiança dos empresários se dá pela proximidade das festas de final de ano, na qual a melhoria no desempenho das vendas é sempre esperada.

Porém, os empresários ainda se encontram cautelosos. “Por outro lado, os empresários estão um pouco precavidos com outros tipos de investimentos na empresa, o que vai depender do desempenho do comércio nos próximos meses. Nesse momento, a prioridade é reforçar as equipes de vendas para o Natal e verão”, explica.

Em outubro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória cresceu em relação ao mês anterior pelo segundo mês consecutivo. Em comparação com o mesmo mês do ano passado o índice também continuou avançando. A avaliação que mais vinha afetando negativamente o índice geral era a das condições atuais da empresa, do setor e da economia que, já no mês de setembro, reverteu a queda e manteve o crescimento em outubro.

Outro destaque é que, dos três componentes do subíndice de Investimentos (contratação de funcionários, investimentos físicos e investimentos em estoques), aquele que avalia a perspectiva de contratações de funcionários foi o único que cresceu, sendo 4,4% maior que em relação a setembro, o que sinaliza a maior disposição para as contratações do final de ano.

O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo e acima otimismo.

Brasil

O ICEC apurado para o Brasil marcou 107,7 pontos no mês de outubro de 2018, o que representou uma queda de 0,2% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 0,4%.

Nota Técnica

A Pesquisa do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em âmbito nacional e disponibilizada às federações para a elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador com capacidade de medir a percepção dos empresários do comércio sobre o nível atual e futuro da economia, do setor e da empresa, bem como a propensão a investir. A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 175 empresas localizadas no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter