Contratações no Comércio superaram demissões pelo sexto mês consecutivo

De forma geral, o Estado do Espírito Santo criou postos de trabalho pela quarta vez seguida

Pelo quarto mês consecutivo o mercado de trabalho formal do Espírito Santo criou postos de trabalho, ou seja, as admissões superaram as demissões. E as atividades que mais contribuíram para esse resultado positivo no mês foram o Comércio, com a criação de 1.848 postos de trabalho, e os Serviços que acrescentou 1.403 empregos com carteira assinada ao mercado de trabalho capixaba.

Com esse resultado, o Estado acumula no ano de 2019 a criação de 22.935 empregos formais de janeiro a novembro, contribuindo para a recuperação do mercado de trabalho formal. Já o Brasil gerou empregos pelo oitavo mês consecutivo, criando 99.232 postos de trabalho com carteira assinada no mês, acumulando cerca de 948 mil empregos gerados no ano.

A Fecomércio-ES avalia que apesar de ainda não ter recuperado todos os empregos perdidos no período de crise, os números estão em crescimento. E esse é um fator fundamental para reger a melhoria no desempenho dos demais indicadores de movimentação da economia. Mesmo que de forma gradativa, o mercado de trabalho formal está evoluindo novamente e as expectativas para os próximos meses são positivas, sob a perspectiva de efetivação das contratações temporárias de final de ano e cenário econômico mais favorável em 2020.

Resultados Espírito Santo

Novembro 2019. O mês de novembro registrou saldo positivo entre admissões e demissões e foi responsável pela criação de 2.616 empregos com carteira assinada no Espírito Santo, movimento de 26.542 admissões contra 23.926 demissões. Com esse resultado, o acumulado de onze meses do ano de 2019 no Estado ficou positivo em 22.935 postos de trabalho formais.

Comércio e Serviços. Novembro foi o sexto mês consecutivo na qual o Comércio criou empregos formais no Espírito Santo. O saldo líquido entre contratações e demissões no setor apresentou variação positiva de 1.848 postos de trabalho. Com esse resultado o saldo acumulado no ano pelo setor passou a 2.980 postos de trabalho formais. Já o setor de Serviços abriu 1.403 empregos formais em novembro e acumula saldo positivo de 12.799 postos no ano, no Estado.

Demais setores. No mês de novembro, o setor que se destacou com o saldo positivo foi o de Comércio (+1.8482). Considerando o acumulado de janeiro a novembro, os Serviços (+12.799) e a Indústria (+3.350) estão com os melhores resultados no ano no Estado.

Brasil

O Brasil gerou empregos formais pelo oitavo mês consecutivo, criando 99.232 empregos em novembro de 2019. Os setores de Comércio (+106.834) e Serviços (+44.287) foram os setores que mais contribuíram com o resultado. Nos onze primeiros meses do ano, o país acumulou a geração de 948.344 empregos com carteira assinada.

Nota Técnica

Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia (ME), para o Brasil e Unidades de Federação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Texto elaborado pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter