Confiança dos empresários do comércio volta a crescer em março

Pesquisa da Fecomércio-ES revela que, após duas quedas consecutivas, Icec registrou alta de 3,4% em relação a fevereiro

Empresários do comércio de Vitória iniciaram 2017 demonstrando menor confiança na melhora da economia. Nos meses de janeiro e fevereiro, a pesquisa que mede as expectativas dos comerciantes registrou retração No mês de março, porém, o indicador cresceu e o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio–ES), registrou 98,5 pontos, um aumento de 3,4% em relação ao mês anterior e de significativos 29,3% na comparação com março de 2016.

O resultado, porém, ainda não demonstra otimismo dos empresários do comércio, já que o índice está próximo de 100 pontos, zona de indiferença em uma escala que varia de 0 a 200 pontos, onde os números menores que 100 demonstram pessimismo e os resultados acima desta marca se traduzem em otimismo.

Para o presidente da Fecomércio – ES, José Lino Sepulcri, a ascensão do índice está relacionada à melhora na avaliação das condições de investimento e nas expectativas para os próximos meses. “A confiança está melhor que no mesmo período do ano passado, mas a recuperação ainda é lenta. Será necessário um impulso maior para alavancar a atividade econômica. Certamente, a queda dos juros e a perspectiva de efetivação das reformas anunciadas pelo governo se traduzem em um ambiente mais favorável para o futuro”, declara.

Melhora futura

As expectativas para os próximos meses (IEEC) foram fundamentais para a melhora da confiança, registrando crescimento de 4,1% em relação a fevereiro. Outro fator impulsionador foi a avaliação sobre as condições de investimentos (IIEC), elevada em 5,3% na comparação com o mês anterior.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Aracruz, Aderbauer Ruy Pedroni, afirma que a leve melhora registrada pela pesquisa já pode ser sentida no comércio local. “Falar em recuperação ainda é cedo, mas é clara a melhora na expectativa do empresário para os próximos meses, investindo em contratações e promoções para atrair consumidores”, comenta.

Outra boa notícia para a economia e para quem está procurando emprego é a intenção de contratação de funcionários por parte dos empresários do comércio. A expectativa de aumentar o quadro de colaboradores, um dos itens que compõem o subíndice de investimentos apresentou crescimento de 11,9% em março na comparação com o mês anterior.

Download Pesquisa ICEC: março 2017.Download ICEC. Análise Assessoria Econômica da Fecomércio-ES: março 2017.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter