Confiança do empresário do comércio de Vitória fica estável

Elaboração: Assessoria Econômica Fecomércio-ES

Em relação ao mês anterior, dos três subíndices calculados, o que avalia as perspectivas para os próximos meses (IEEC) foi o que registrou impacto negativo, na ordem de 1,4%, mas permanecendo no nível otimista com 140,9 pontos. O subíndice que avalia as condições atuais (ICAEC) subiu 0,5% e o que avalia as condições de investimentos também subiu 0,5%.

Já na comparação anual, com o mesmo mês do ano passado, todos os subíndices apresentaram variações positivas. O que avalia as condições atuais cresceu 85,2%, registrando 74,0 pontos. A avaliação das expectativas cresceu 2,8% e a de investimentos cresceu 21,2%, obtendo 85,9 pontos.

Brasil

O ICEC, apurado para o Brasil atingiu 103,1 pontos no mês de agosto, apresentando leve queda de 0,3% em comparação com o mês anterior e permanecendo na zona otimista. Na comparação anual, a confiança do empresário do comércio brasileiro cresceu 14,6%.

Comentários

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Vitória apresentou pequeno recuo em agosto pautado, mais uma vez, pelas incertezas geradas no país em relação à política e à retomada da atividade econômica. O subíndice de expectativas para os próximos meses é o único indicador no nível de otimismo, mas apresentou a segunda queda consecutiva. De maneira geral, os indicadores mostram crescimentos significativos em relação ao ano passado, mas o cenário de instabilidade tem impedido avanços mais significativos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter