COMÉRCIO VAREJISTA CAPIXABA CRESCE 1,8% EM MARÇO

PESQUISA MENSAL DO COMÉRCIO MARÇO 2010 (1)- ESPÍRITO SANTO.

VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA DO ESPÍRITO SANTO CRESCEM 1,8% EM MARÇO DE 2010 EM RELAÇÃO A FEVEREIRO

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES

  • As vendas do Comércio Varejista Capixaba em março foram 1,8% maiores que em fevereiro (série com ajuste sazonal);

  • Na relação de Março/2010 X Março/2009 (série sem ajuste sazonal) as vendas cresceram +16,3% no índice simples;

  • No índice ampliado, que abrange o setor automotivo e de material de construção, a variação Março/2010 X Março/2009 foi mais expressiva, com um crescimento de +38,6%, acima do apurado para o Brasil, que foi de +22,0%;

  • Alguns setores tiveram forte crescimento na comparação Março/2010 X Março/2009, foram eles: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com variação de +45,2%; e Livros, jornais, revistas e papelaria, com variação de +43,5%;

  • Outros tiveram crescimentos em torno de 20%: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+23,1%), Móveis e eletrodomésticos (+21,8%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+19,1%);

  • Os setores que apresentaram variações negativas foram: Combustíveis e Lubrificantes (-11,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (-3,9%);

  • A disponibilidade e acessibilidade cada vez maior de produtos de informática em geral juntamente com as tendências de redução de preços dos produtos fizeram com que o setor de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentasse forte crescimento em março;

  • O setor de veículos, peças e motocicletas – que compõe o índice ampliado – cresceu fortemente, sendo o maior do mês de março de 2010 em relação ao mesmo mês de 2009: 59,6%. O fim do imposto reduzido sobre produtos industrializados (IPI) em março fez com que o consumidor antecipasse a compra desse bem e movimentasse as vendas do setor;

  • O setor de materiais de construção também apresentou crescimento expressivo, com variação de +27,8% em comparação com março de 2009.


GRÁFICOS E ANÁLISE COMPLETA

O gráfico apresentado a seguir mostra a variação do volume de vendas do comércio varejista com a aplicação de ajustes sazonais (1). Nele são comparados os índices nominais de um mês, com o mês imediatamente anterior,ou seja, Março 2010 X Fevereiro 2010.

A seguir, os gráficos da variação mensal das vendas (Março 2010 X Março 2009) para o índice simples e para o índice ampliado, sem os ajustes sazonais.

Para o Espírito Santo, o índice do volume de vendas simples obteve um crescimento percentual de +16,3% e o índice ampliado (que inclui o setor automotivo e o de materiais de construção) ficou acima do índice brasileiro: +38,6% contra +22,0%, respectivamente.

Alguns setores tiveram forte crescimento na comparação Março/2010 X Março/2009, foram eles: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com variação de +45,2%; e Livros, jornais, revistas e papelaria, com variação de +43,5%.

Outros também tiveram crescimentos em torno de 20%: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+23,1%), Móveis e eletrodomésticos (+21,8%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+19,1%).

Os setores que apresentaram variações negativas foram: Combustíveis e Lubrificantes (-11,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (-3,9%).

No índice ampliado, os dois setores que compõem adicionalmente o índice simples apresentaram desempenhos bastante expressivos: o setor de veículos, peças e motocicletas com variação de +59,6% e o setor de materiais de construção, +27,8%.

No Gráfico 4, é representada a comparação entre os estados da Região Sudeste e o Brasil para a variação Março/10 X Março/09 no volume de vendas do comércio varejista. O Espírito Santo se destacou com a maior variação entre os estados, apresentandouma variação de+16,3% em março de 2010 em relação a março de 2009.

O gráfico 5 mostra a variação de um mês em relação ao mês imediatamente anterior. O Espírito Santo apresentou crescimento de +1,8% no volume de vendas (com ajuste sazonal) em março de 2010 em relação a fevereiro, desempenho este acima ao dos outros estados da Região Sudeste e também do Brasil.

METODOLOGIA

A Pesquisa Mensal do Comércio é divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mensalmente, porém possui uma defasagem de dois meses (ex.: os indicadores de junho só foram divulgados em agosto).

O IBGE divulga os dados para 27 Unidades da Federação e para o Brasil, construindo indicadores a partir de duas variáveis: receita nominal de vendas e volume de vendas.

São pesquisadas empresas comerciais que possuam 20 ou mais empregados e que tenham sua receita bruta advinda, principalmente, da atividade comercial varejista.

Embora não compreenda as micro e pequenas empresas (com até 19 empregados), a pesquisa revela uma tendência para o setor comercial como um todo.

No índice são incorporados os seguintes grupos de atividades do varejo: combustíveis e lubrificantes; supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; vestuário, calçados e tecidos; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e cosméticos; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; livros, jornais, revistas e papelaria; outros artigos de uso pessoal e doméstico.

E também, tem-se o índice ampliado, que além destas atividades incorpora também outros dois grupos de atividades: veículos e motocicletas, partes e peças; e material de construção.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Diretoria de Pesquisas, Coordenação de serviços e comércio.

Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) – http://www.ibge.gov.br/ – Capturado em 12/05/2010.


(1) A Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE no último dia 12 de maio corresponde aos dados recolhidos para o trimestre de janeiro, fevereiro e março de 2010.

(2)É retirada dos dados a influência de fatores como: efeito calendário, feriados de Carnaval, Páscoa e Corpus Christi.

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