CET é apresentada na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do ES

Em reunião da Comissão de Turismo, realizada na última segunda-feira (10), a Câmara empresarial de Turismo (CET-ES) da Fecomércio foi apresentada na Assembleia Legislativa do ES pela secretária da Câmara Empresarial, Tatiana Chafim, que elencou os eixos de atuação da entidade e explicou a finalidade da CET, de ser um fórum qualificado para discussão e formulação de propostas para o turismo no Estado.

A reunião contou também com a participação da representante do Sesc-ES, Andressa Cristina Nascimento. Ela apresentou a atuação da entidade na promoção do turismo no Estado. Ela apresentou a atuação da entidade na promoção do turismo no Estado. Ela explicou que os serviços oferecidos pela instituição são abertos a todos, mas que os comerciários têm taxas diferenciadas.

Turismo: estradas são gargalo na infraestrutura do Estado

Fonte: Web Ales/Titina Cardoso

Foto: Tonico

As estradas que cortam o Espírito Santo são um grande gargalo na infraestrutura turística do Estado. Foi o que afirmou a secretária da Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES) da Fecomércio, Tatiana Chafim, em encontro na Assembleia Legislativa. Em reunião da Comissão de Turismo realizada nesta segunda-feira (10), a representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo elencou os eixos de atuação da entidade.

A infraestrutura, principalmente das rodovias, é um dos temas de destaque. Tatiana Chafim explicou que o foco principal são as BRs 101 e 262, que cortam o Espírito Santo de ponta a ponta. A entidade entrou em contato com o governo federal para tratar do assunto, mas ainda não obteve resposta.

Legislação estadual

Os outros eixos de atuação da CET-ES são planejamento e gestão, segurança e fomento. Na área de planejamento, a câmara, formada por empresários e representantes do poder público, vê a necessidade de uma legislação estadual nos moldes da Lei Federal 11.771/08, que estabeleceu a Política Nacional do Turismo.

Segundo a secretária, o empresariado capixaba quer uma lei estadual para amparar e proteger as atividades turísticas. Porém, Tatiana Chafim explicou que a legislação nacional está em vias de ser reformulada, por uma solicitação da Confederação Nacional do Comércio. Por isso, a câmara aguardará as mudanças no âmbito federal para elaborar proposta de lei para o Estado.

Sobre segurança, a representante da Fecomércio destacou reunião realizada em agosto de 2016 com o secretário estadual da pasta, André Garcia. À época, eles realizaram levantamento constatando que os turistas não viam a segurança como um problema no Espírito Santo. Porém, após a crise na segurança pública que teve início em fevereiro com a paralisação da Polícia Militar, ainda não houve um novo encontro para discutir a questão.

Tatiana Chafim destacou, no entanto, que o empresariado da área cobrou, na ocasião, uma postura do governo para garantir a segurança dos turistas, “mas sempre buscando um diálogo”, afirmou.

Por fim, a secretária da CET-ES falou sobre a importância do fomento para o setor.

Ela relatou que a câmara tem conversado com as instituições bancárias públicas e privadas para que elas ofereçam linhas de crédito específicas para os empresários do turismo. Ela preferiu não citar o nome de nenhuma instituição, mas, segundo ela, os bancos, de forma geral, têm dado abertura para o tema.

CET-ES

A Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES) é um órgão consultivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e tem por objetivo promover levantamentos, oferecer sugestões e estudos para a ação política em defesa das categorias econômicas do turismo e correlatos.

A defesa dos interesses dos empresários do turismo é um dos pilares da atuação da Fecomércio, que entende o turismo como setor estratégico para o desenvolvimento e crescimento do País e do Estado na geração de empregos e renda e na melhoria da qualidade de vida da população.

No Espírito Santo, a Câmara Empresarial do Turismo foi criada em 2011 com a finalidade de ser um fórum qualificado para discussão e formulação de propostas para o turismo no Estado. Desde então, vem atuando junto às entidades representativas do setor e ouvindo empresários com o intuito de fortalecer e unir o segmento em prol de objetivos comuns para o incremento da cadeia produtiva do turismo.

Entre as instituições parceiras, estão o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entidades patronais ligadas ao turismo – como as relacionadas a hotéis, agências de viagens e eventos – além de representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da Prefeitura de Vitória. Quem representa a Assembleia Legislativa atualmente é a presidente da Comissão de Turismo da Casa, deputada Luzia Toledo (PMDB).

Turismo_10042017_baixa_Tonico(2).JPG“A Assembleia Legislativa está participando, hoje, da Câmara de Turismo da Fecomércio. Estou com um lugar no conselho. Lá não se discute nenhuma situação financeira. Nenhum deputado pode participar de nenhum conselho que mexa com dinheiro”, explicou a parlamentar.

Sesc

A reunião contou também com a participação da representante do Sesc-ES Andressa Cristina Nascimento. Ela apresentou a atuação da entidade na promoção do turismo no Estado. Ela explicou que os serviços oferecidos pela instituição são abertos a todos, mas que os comerciários têm taxas diferenciadas.

“A principal atividade é proporcionar ao comerciário capixaba que ele possa usufruir do lazer. O comerciário tem uma tarifa diferenciada em odontologia, saúde, escola e, inclusive, no turismo”, destacou.

Ela informou que a entidade conta com dois hotéis, um em Guarapari e um em Praia Formosa, Aracruz e que, em 2018, os capixabas contarão também com uma unidade em Domingos Martins, na Região Serrana. Segundo a turismóloga, o próximo município a receber uma unidade do Sesc será Santa Teresa, também na Região Serrana.

A deputada Luzia Toledo elogiou a iniciativa: “Esse programa é fantástico e feito especialmente para a família do comerciário”, disse. Ela também destacou a importância da instituição no fomento do turismo local. “Estamos esperando com muita ansiedade o começo da obra do Hotel Sesc em Santa Teresa”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter