Capixabas preferem o cartão de crédito na hora das compras
O ‘dinheiro de plástico’ ainda é o principal vilão, correspondendo a 73,3% das dívidas da população capixaba
Os novos hábitos de consumo, como os longos parcelamentos, têm se tornado um problema para os que não se planejam corretamente. Financiamentos e cartões de créditos estão entre os principais meios de endividamento dos capixabas.
Em agosto, no Espírito Santo, o índice de endividados chegou a 78%, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo).
O cartão de crédito ainda é apontado como o principal vilão, correspondendo a 73,3% das dívidas. Em volume total, o cartão de crédito movimentou R$ 123,6 bilhões no primeiro trimestre deste ano, alta de 14,8% sobre o mesmo período em 2012, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Logo em seguida está o financiamento de carro (19,6%), financiamento de casa (14,7%) e o crédito consignado (6,2%) como os principais tipos de dívidas contraídas pelas famílias.
Contabilizar os rendimentos e os gastos e não consumir mais do que a renda é a atitude adequada, principalmente na hora de parcelar menciona o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.
“A percepção quanto às dívidas e à disposição de pagamento ainda estão em níveis favoráveis. Mas é necessário que o consumidor fique atento ao acesso ao crédito e à aquisição de bens duráveis. É preciso educação financeira e um bom planejamento para esse tipo de aquisição,” finaliza.
Fique atualizado
Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.