Câmara Empresarial de turismo avalia resultados do Encontro de Crédito do setor no ES

A reunião da Câmara Empresarial de Turismo (CET-ES), da Fecomércio-ES, trouxe na manhã de quarta-feira (17/10) a apresentação dos resultados do Encontro de Crédito e Turismo, realizado pela Fecomércio e Sebrae do Estado, neste mês de outubro. O trade do turismo teve a oportunidade de conhecer as linhas de créditos específicas do setor, além de acompanhar a palestra inovadora sobre o Futuro do Turismo e o painel sobre os desafios para o acesso a fontes de financiamento e fomento das atividades de turismo, que dialogou sobre as possibilidades para inovação do turismo no Estado, por meio de financiamentos específicos que possam impulsionar o segmento no Espírito Santo. Na oportunidade, foi apresentada pela Secretaria de Turismo (SETUR) ao trade que compõe a CET-ES, a 2ª Virada Turística Capixaba, que acontecerá de 26 de novembro a 6 de dezembro deste ano.

O Encontro de Crédito e Turismo foi avaliado com bons olhos pelas entidades realizadoras. “Apresentar as oportunidades de acesso ao crédito aos empresários do turismo é de grande relevância e, a ideia é irmos além, fidelizar um relacionamento e capacitar estes micro e pequenos empreendedores para oferecermos serviço diferenciado no Estado”, relata o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri.

O Encontro realizado é consequência de uma demanda dos empresários que levantaram dúvidas durante oportuna reunião da CET-ES a respeito de como ter conhecimento e acesso às linhas de crédito direcionadas ao setor do turismo. Esta pauta também resultou na pesquisa para identificar os principais entraves na obtenção do crédito.

Pesquisa da Câmara Empresarial de Turismo sobre as linhas de crédito

A pesquisa, realizada pelo envio de questionário aos empresários de todo o Estado e dos diversos segmentos como meios de hospedagem, agências de viagens, bares, restaurantes revelou que mais de 70% das empresas respondentes possuem necessidade de crédito, porém só 12% dos entrevistados disseram conhecer as linhas de financiamentos específicas para o setor. Além disso, os empresários mostraram-se interessados em conversar com consultorias especializadas, pelo registro de 70% desconhecem ou nunca realizaram um plano de negócios.

Perfil do Turismo capixaba

A atividade do turismo é predominantemente exercida por micro e pequenas empresas, desta forma a Câmara Empresarial de Turismo busca promover a informação e as oportunidades para que essa atividade possa contribuir ainda mais com o desenvolvimento do Estado.

No Espírito Santo, o índice das atividades turísticas até julho de 2018 acumulou um aumento de 9,2%, sendo a sexta variação positiva consecutiva do indicador após três anos de quedas. Já, quando o assunto é emprego, o setor tem quase 60 mil vagas ativas, o que representa cerca de 13% das vagas preenchidas no mês de julho. (Pesquisa de Empregabilidade do Turismo do ES/ CNC).

No atual cenário, observa-se que as incertezas motivadas pelo cenário econômico e político brasileiro ainda impedem o maior dinamismo não só do turismo, mas de todos os setores produtivos. Porém os números da atividade, a vocação do Espírito Santo e o interesse dos empresários mostram a força e as boas perspectivas para impulsionar o setor e de fato promover mais empregos, oportunidades e renda.

FOTOS: REUNIÃO DA CÂMARA EMPRESARIAL DE TURISMO (CET-ES) – 17/10/2018

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter