O Sistema Fecomércio Espírito Santo participou da Feira dos Municípios, realizada na última semana no Parque de Exposições de Carapina, na Serra. O evento foi uma iniciativa do Governo do Estado, e contou com o apoio institucional da Fecomércio-ES.
Em seu discurso no evento, o presidente do Sistema Fecomércio/ES - Sesc e Senac, Idalberto Moro, destacou a importância da Feira para o turismo no Espírito Santo. “O Espírito Santo vive um novo momento do turismo, fruto do planejamento e dos investimentos dos setores públicos e privados na área. A Fecomércio vê a Feira dos Municípios como evento essencial de fomento ao turismo. É uma grande oportunidade de conhecer e desfrutar das tradições culturais, história e gastronomia de todas as regiões do Estado, além de ser um ambiente propício para o desenvolvimento de negócios e oportunidades”, afirma Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES - Sesc e Senac.
Na feira, os empreendedores locais tiveram a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços, estimulando a economia e fortalecendo a identidade cultural da região.
O Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac-, como apoiador institucional da feira, assinou um espaço temático que mostrou duas principais características geográficas do nosso Estado: mar e montanha.
A Feira dos Municípios promove de maneira ímpar as dez regiões turísticas do Espírito Santo, se conectando com a nova fase da Federação, que tem o turismo como prioridade.
Neste ano, a Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES) foi ativada, unindo setores privados e políticas públicas para dinamizar os atrativos turísticos do Estado.
A Fecomércio-ES avalia que o setor de Turismo entrou em nova rota a partir de 2023, com o fim dos efeitos pós-pandêmicos. Depois da forte recuperação, o volume movimentado se deslocou para cima, em um nível que não era alcançado desde 2014.
Os dados mais recentes do Índice de Atividades Turísticas (Iatur) no Estado mostram crescimento nas atividades do setor no acumulado dos últimos meses. Com a curva em patamar mais alto, são necessários esforços ainda maiores para dar continuidade ao crescimento.
“A nossa expectativa é que a Feira dos Municípios sirva para cada região apresentar seus potenciais e seus diferenciais turísticos, culturais e econômicos, e receber resultados positivos a partir disso”, afirma José Antônio Bof Buffon, secretário-executivo da CET-ES.
Texto: C2