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Dia dos Pais deve movimentar mais de R$ 167 milhões no comércio do ES

Publicado em 09/08/2023


Neste ano, o Espírito Santo não figura entre as unidades da Federação que devem acusar avanços reais ante os montantes do ano passado. O valor estimado representa queda de 2,2% em relação à mesma data de 2022.

Historicamente, as lojas de vestuário, calçados e acessórios costumam se destacar durante a data e, neste ano, não será diferente. Esse segmento deve representar 48% do faturamento. Vendas de eletroeletrônicos devem responder por 14%, farmácia e perfumaria, por 14%.

Segundo a análise da Fecomércio-ES, a conjuntura um pouco mais favorável tem mostrado consumidores dispostos a irem às compras, refletida pela pesquisa de intenção de consumo das famílias, no final de julho. A continuidade do crescimento do mercado de trabalho, a queda de ritmo da inflação e os benefícios sociais contribuem nesse contexto. Por outro lado, outros fatores deverão limitar um resultado mais significativo.

Para que as expectativas se concretizem, o comerciante precisará de estratégias para atrair o cliente e aquecer as vendas, pois, de qualquer forma, as datas comemorativas sempre são momentos para alcançar melhores resultados.

A Federação afirma que os estabelecimentos devem estar prontos para atender a demanda, com variedades de produtos, promoções, opções de preços e facilidades de pagamento.

Em todo o Brasil, o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2023 deve alcançar R$ 7,67 bilhões. O valor representa alta de 2,2% em relação à mesma data de 2022.


Perfumes mais caros, TVs e computadores mais baratos

No ano passado, a inflação apontada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava alta de mais de 10%. Neste ano, no entanto, o índice de referência do nível geral de preços indica alta de pouco mais de 3%. Essa desaceleração da inflação deve se refletir na variação média dos preços de bens e serviços mais procurados para presentear os pais. A CNC estima uma alta dos preços com média de 5,5% em relação a 2022.

Esse avanço é puxado, especialmente, pela alta dos preços de perfumes (+20,6%), dos sapatos (+15,7%) e dos livros (+13,9%).

Por outro lado, as televisões estão 14,5% mais baratas, seguidas dos computadores, que caíram 10%, e dos celulares, que tiveram redução de 4,3% nos preços.

De acordo com a estimativa da CNC, o faturamento nacional desse segmento deve ser superior a R$ 3,6 bilhões. Em seguida, são esperadas maiores movimentações nos ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com vendas de R$ 1,19 bilhão, e de produtos de perfumaria e cosméticos, com R$ 1,16 bilhão.


Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.


Texto: C2

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