Neste ano, o
Espírito Santo não figura entre as unidades da Federação que devem acusar
avanços reais ante os montantes do ano passado. O valor estimado representa queda
de 2,2% em relação à mesma data de 2022.
Historicamente,
as lojas de vestuário, calçados e acessórios costumam se destacar durante a
data e, neste ano, não será diferente. Esse segmento deve representar 48% do
faturamento. Vendas de eletroeletrônicos devem responder por 14%, farmácia e
perfumaria, por 14%.
Segundo a
análise da Fecomércio-ES, a conjuntura um pouco mais favorável tem mostrado
consumidores dispostos a irem às compras, refletida pela pesquisa de intenção
de consumo das famílias, no final de julho. A continuidade do crescimento do
mercado de trabalho, a queda de ritmo da inflação e os benefícios sociais
contribuem nesse contexto. Por outro lado, outros fatores deverão limitar um
resultado mais significativo.
Para que as
expectativas se concretizem, o comerciante precisará de estratégias para atrair
o cliente e aquecer as vendas, pois, de qualquer forma, as datas comemorativas
sempre são momentos para alcançar melhores resultados.
A Federação
afirma que os estabelecimentos devem estar prontos para atender a demanda, com
variedades de produtos, promoções, opções de preços e facilidades de pagamento.
Em todo o
Brasil, o volume de vendas para o Dia dos Pais de 2023 deve alcançar R$ 7,67
bilhões. O valor representa alta de 2,2% em relação à mesma data de 2022.
Perfumes mais caros, TVs e computadores
mais baratos
No ano passado,
a inflação apontada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava
alta de mais de 10%. Neste ano, no entanto, o índice de referência do nível
geral de preços indica alta de pouco mais de 3%. Essa desaceleração da inflação
deve se refletir na variação média dos preços de bens e serviços mais
procurados para presentear os pais. A CNC estima uma alta dos preços com média
de 5,5% em relação a 2022.
Esse avanço é
puxado, especialmente, pela alta dos preços de perfumes (+20,6%), dos sapatos
(+15,7%) e dos livros (+13,9%).
Por outro lado,
as televisões estão 14,5% mais baratas, seguidas dos computadores, que caíram
10%, e dos celulares, que tiveram redução de 4,3% nos preços.
De acordo com a
estimativa da CNC, o faturamento nacional desse segmento deve ser superior a R$
3,6 bilhões. Em seguida, são esperadas maiores movimentações nos ramos de
utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com vendas de R$ 1,19 bilhão, e de
produtos de perfumaria e cosméticos, com R$ 1,16 bilhão.
Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES
integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil
empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e
empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo,
seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações
itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir
para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.
Texto: C2