INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Certificado de Origem

  • Comunicação

  • Connect

  • Contato
  • Convenção Coletiva de Trabalho


Setor de serviços no ES registra maior percentual de crescimento de 2023

Publicado em 18/07/2023

O setor de serviços no Espírito Santo registrou em maio as maiores altas de 2023, tanto na comparação mensal quanto na anual, superando a média nacional. No acumulado do ano, o Estado somou até maio um crescimento de 8,9%, com destaque para os serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 13,4% no período. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (17) pela Fecomércio-ES, integrante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo IBGE.


Também registraram alta no acumulado dos primeiros cinco meses de 2023 os serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios (+9,7%); serviços de informação e comunicação (+8,1%) e outros serviços (+4,5%). Já os serviços prestados às famílias tiveram desaceleração de 1,5% no período.


Na comparação interanual, o setor de serviços do Espírito Santo cresceu 13,9% e quatro dos cinco segmentos obtiveram alta em relação ao mesmo mês do ano anterior, com destaque para serviços de informação e comunicação (+ 21,0%); serviços profissionais, administrativos e complementares (+18,5%), serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correios (+13,3%); e serviços prestados às famílias (+ 7,3%). Outros serviços (+4,5) tiveram desaceleração de 3,1 no período.


Brasil

Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país teve alta de 0,9% em maio. Já no comparativo com o mesmo mês em 2022 houve crescimento de 4,7%. No acumulado dos primeiros cinco meses do ano o setor avançou 4,8%.


Em termos percentuais, na comparação mensal o Espírito Santo ficou atrás somente de dois estados brasileiros (Mato Grosso e Sergipe) e na comparação anual, ficou em segundo lugar (atrás do Mato Grosso).


Na análise da Fecomércio-ES, na comparação de maio de 2023 com o mesmo mês de 2022, a indústria e o comércio capixaba mostraram avanços além da agropecuária, que continuou seu forte desempenho positivo, impulsionando as atividades de informação e comunicação, de serviços profissionais e administrativos e dos transportes.


O IBGE ainda não divulga o indicador mensal por atividade para os Estados, mas os crescimentos de dois dígitos da comparação interanual inferem o reflexo nos percentuais mensais. A melhoria das condições econômicas com queda da inflação e mercado de trabalho formal positivo também contribuíram para esse resultado.


Para os próximos meses, as atenções se voltam para as discussões sobre a reforma tributária — que é considerada necessária, porém, no formato apresentado o setor de serviços deverá sofrer grande choque negativo.


Com incontestável importância para a economia, o setor de serviços brasileiro poderá sofrer com aumento de cerca de 170% na sua carga tributária, de acordo com a CNC, o que impactará novos investimentos e geração de empregos.


A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); os dados são divulgados com defasagem de dois meses e poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. O tratamento e a análise dos dados do Espírito Santo são realizados pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.


Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.


Texto: C2


Setor de serviços no ES registra maior percentual de crescimento de 2023

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.