Com o objetivo de contribuir ativamente para fomentar a atividade
turística e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo, a Fecomércio-ES apresenta,
na quarta-feira (14), a Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo
(CET-ES), em parceria com o Governo do Espírito Santo, através da Secretaria
Estadual de Turismo (Setur). O evento contou com a presença de Alexandre
Sampaio, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur),
da CNC.
De acordo com Idalberto Moro, presidente da Fecomércio-ES, a CET-ES vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência
maiores, e nova governança. Os 23 membros que tomarão posse no evento são representantes dos diversos setores ligados à atividade
turística no Espírito Santo, como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e
restaurantes, transportes e outros.
Com Rodrigo Vervloet como presidente; Attila Miranda, como vice e José Antônio Bof Buffon como secretário-executivo, a CET-ES será um espaço de priorização e cooperação entre os entes
privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado, consolidados e
potenciais, com o objetivo de fortalecer o comércio e os serviços, base
empresarial da Fecomércio-ES.
A câmara também vai contribuir para
a formulação e execução de projetos e políticas públicas de turismo em bases
sustentáveis; vai apoiar a formação de recursos humanos para o setor privado e
governo, assim como irá propor estudos técnicos para divulgar informações que
auxiliem na melhor compreensão das atividades turísticas e seu papel para a economia.
Entre as propostas, os membros da CET-ES já sinalizaram, em primeira
reunião no último dia 6, a importância de se discutir a criação de um centro
de eventos de grande porte, voltado para o turismo de negócios; também a oferta
de pacotes de viagens para o Espírito Santo e a preparação dos destinos para
receber os turistas. Outro ponto levantado é a importância de que obras de
infraestrutura essenciais em rotas turísticas sejam garantidas.
“O turismo é estratégico para a economia do Espírito Santo. O que atrai
o turista é a experiência. Estamos preparando o Estado para oferecer a melhor
experiência para os turistas. Nosso principal objetivo é colocar em prática uma
série de ações, as quais podemos destacar a melhoria na qualidade do
atendimento ao turista, oferecendo formação e capacitação no setor comercial; a
melhoria no desempenho dos pequenos negócios; e a facilitação do acesso ao
crédito”, pontua Buffon.
O presidente Idalberto Moro ressalta, ainda, que a CET-ES fortalece a representatividade da Fecomércio-ES no turismo e
amplia as possibilidades de diálogo com todas as instâncias do setor. Ele
lembra que o movimento de fomentar o turismo no Estado começou com o Vai
Turismo, um programa nacional da Confederação Nacional de Comércio (CNC), a
qual a Fecomércio-ES faz parte. “Foi esse projeto que fez com que o tema
tivesse mais notoriedade em pautas nacionais e chegassem a iniciativas
regionais, como o Vai Capixaba, que ganhou força e surgiu para o
desenvolvimento de ações visando impulsionar os negócios do setor”.
Outra iniciativa que a Federação integra é a Rota Estratégica para o
Futuro do Espírito Santo – Turismo 2035, que reúne um time de especialistas,
entidades e o Governo do Estado em debates constantes para reflexão sobre as
barreiras existentes no setor de turismo do Estado e as ações para
desenvolvimento da pauta, que incluem promoção e comercialização do destino ES,
qualificação de colaboradores e empreendedores, investimentos em infraestrutura
turística e projetos de governança.
O secretário de
Turismo do Estado, Weverson Meireles, frisou a importância da união das
instituições para o segmento. “É com grande satisfação que vemos a reinstalação
da Câmara Empresarial do Turismo. A união de todos os atores do segmento, como
trades, entidades, instâncias de governança, gestões municipais, conselhos e o governo
do estado, só tem a alavancar o crescimento do setor no Espírito Santo. A
Secretaria de Turismo está com diversas ações para este desenvolvimento e só
com uma política transversal nós temos a possibilidade de transformar todos os
projetos em realidade”.
Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES)
– Conta com 23 membros, entre empresários e representantes de setores
ligados ao turismo como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e
restaurantes, transportes e outros;
– A CET-ES será um espaço de priorização e cooperação, unindo setores
privados e políticas públicas para propor ações que vão desde a melhoria da
infraestrutura, qualificação profissional e promoção, até incentivos aos
empreendimentos;
– Além disso, serão propostas ações como a preparação dos destinos para
receber os turistas e oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo;
– A câmara vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência
maiores, e nova governança;
— A proposta inicial é que os membros da CET se reúnam uma vez por mês.
Esse prazo será estendido para quatro vezes por ano, quando os trabalhos já estiverem
consolidados.
Texto: C2