INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Sindical

  • Institucional

  • Serviços

  • Comunicação

  • Contato
  • Notícias
  • Fotos

  • CARTÃO DO EMPRESÁRIO


Abril manteve crescimento no mercado de trabalho do espírito santo

Publicado em 09/06/2022

Pelo quarto mês consecutivo, o mercado de trabalho formal capixaba avançou em abril de 2022 e gerou 4.999 empregos com carteira assinada, resultado da movimentação de 38.642 admissões contra 33.643 demissões. O mês manteve o mesmo número de admissões de março e as demissões foram 5,7% menores.

Os setores de Serviços (+2.673) e da Agropecuária (+1.011) foram os que mais contribuíram para a geração de empregos no mês. Com esse resultado, nos primeiros quatro meses de 2022 foi acumulada a criação de 17.497 postos de trabalho formais no Espírito Santo. 

A Fecomércio-ES comemora o resultado do primeiro quadrimestre do ano de 2022 que se encerrou com crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Lembrando que, no final de março e início de abril do ano passado, o Estado passou por uma fase de alta nas infecções por Covid e com restrições de atividades. Ainda assim, e mesmo com todas as incertezas que nortearam o cenário do início do ano de 2022, o mercado de trabalho formal capixaba (e brasileiro) permaneceu avançando.

Resultados Espírito Santo

Abril 2022. O mês de abril registrou saldo positivo entre admissões e demissões, sendo responsável pela criação de 4.999 empregos com carteira assinada no Espírito Santo, movimento de 38.642 admissões contra 33.643 demissões. Na comparação com o mês passado o número de admissões ficaram estáveis e as demissões foram 5,7% menores. 

Com esse resultado, o acumulado nos primeiros quatro meses do ano de 2022 no Estado ficou positivo em 17.497 postos de trabalho com carteira assinada.

Setores. Os setores de Serviços e Agropecuária foram os que puxaram a geração de empregos no mês de abril. O saldo entre admissões e demissões do setor de Serviços ficou positivo em 2.673 e da Agropecuária em 1.011 empregos. 

Brasil

O Brasil avançou em 196.966 empregos formais no mês de abril de 2022. O destaque foi para o setor de Serviços (+117.007). Com isso, o país acumulou em quatro meses de 2022 a geração de 770.593 postos de trabalho com carteira assinada.

Municípios do Espírito Santo

Resultados por município. Os resultados por município mostram que Vila Velha (+873) e Linhares (+857) foram os que mais contribuíram com a criação de postos de trabalho formais em abril, em termos absolutos. Mais detalhes podem ser vistos no quadro a seguir. Dos 78 municípios capixabas 47 geraram empregos no mês. O “Estoque em abril 2022” é a quantidade de postos de trabalho formais do município em abril de 2022.

CAGED (MTE) x PNAD (IBGE)  

Resultados PNAD trimestral. No primeiro trimestre (jan-fev-mar) de 2022 o desemprego no Espírito Santo, medido pela taxa de desocupação, recuou para 9,2% o que corresponde a 195 mil capixabas desocupados. O resultado ficou 0,6 pontos percentuais (p.p.) abaixo da taxa estimada para o trimestre anterior (9,8%) e 3,9 p.p. abaixo da registrada para o mesmo trimestre em 2021 (13,1%). A taxa brasileira, divulgada mensalmente, caiu para 10,5% no trimestre encerrado em abril.

Diferenças Metodológicas. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-IBGE) considera todos os tipos de ocupação, nos mercados formal e informal, além de empresários e funcionários públicos. Para as unidades da federação, apresenta dados trimestrais e considera as pessoas com 14 anos ou mais que não trabalhavam na semana em que a pesquisa foi feita, que tomaram alguma providência para conseguir trabalho no período de 30 dias e que estavam disponíveis para assumir. Já as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED-MTP) refletem números mensais do registro de admissões, dispensas e transferências de trabalhadores com contrato de trabalho regido pela CLT, que as empresas declaram mensalmente.

Nota Técnica
Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), para o Brasil e Unidades de Federação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Abril manteve crescimento no mercado de trabalho do espírito santo

Compartilhe:

 

 

Visitas: 126



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.