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Intenção de consumo das famílias caiu pela segunda vez em maio

Publicado em 31/05/2022

Pelo segundo mês consecutivo, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória-ES caiu na comparação mensal. No mês de maio em relação a abril de 2022 o indicador recuou 0,9% e marcou 72,8 pontos. Em relação ao mesmo mês de 2021 o índice teve alta de 3,5%. Dos sete subíndices pesquisados, cinco apresentaram queda na comparação com o mês anterior, com destaque para Momento para Duráveis (-8,5%) e Nível de Consumo Atual (-3,4%). 

Cabe lembrar que o indicador oscila no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos) desde fevereiro de 2015. As piores marcas da série histórica foram em 2017, com média anual de 45,3 pontos, e em 2018 que obteve média anual de 47 pontos. Em 2020, a média anual ficou em 75,4 pontos e, em 2021, 71,1 pontos.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que a inflação e as taxas de juros altas ainda perturbam a disposição das famílias em consumir refletindo, em maio, na piora das avaliações sobre o Momento para Duráveis, Compras a Prazo, Nível de Consumo Atual, Renda Atual. "Por outro lado, as percepções relacionadas ao Emprego (atual e perspectivas) estão nos melhores níveis em pontos, o que deve garantir certo nível de consumo nos próximos meses. De fato, o mercado de trabalho no Espírito Santo tem mostrado crescimentos sucessivos e é fundamental para ajudar na recomposição da renda das famílias". 

Resultados Maio 2022

Intenção de Consumo. A intenção de Consumo das Famílias de Vitória caiu 0,9% em maio com relação a abril, marcando com 72,8 pontos. Em relação ao ano passado, o indicador apresentou alta de 3,5%. O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir. 

Emprego.  O Emprego Atual apresentou avanço de 1,6% em relação ao mês anterior e frente ao ano passado obteve variação positiva de 12,2%, marcando 98,6 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. Já a avaliação das Perspectivas Profissionais, que mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses ficou 0,3% menor frente ao mês anterior e 9,9% maior que no ano passado, marcando 93,3 pontos.

Consumo.  O Nível de Consumo Atual caiu 3,4% em maio frente a abril e subiu 7,4% em relação ao ano passado, marcando 51,5 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses subiu 2,6% na comparação mensal e subiu 18,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 80,3 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor. 

Renda e Crédito.  O indicador de satisfação da Renda Atual caiu 1,9% contra o mês anterior e ficou 4,0% menor em relação ao mesmo mês em 2021, com 71,9 pontos. 

Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, caiu 2,2% frente ao mês anterior e ficou 10,6% menor frente a maio de 2021, ficando com 85,5 pontos. O Momento para Duráveis teve queda de 8,5% frente ao mês anterior e de 14,9% em relação ao ano passado, marcando 28,6 pontos.


Intenção de Consumo por Renda Familiar

Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo das famílias de Vitória das duas faixas de rendimento analisadas pela pesquisa (até 10 salários mínimos (s.m.) e acima de 10 s.m.) estão no nível de insatisfação.

Brasil

A ICF apurada para o Brasil marcou 79,5 pontos, com alta mensal de 4,4%. Em comparação com o mesmo mês de 2021 mostrou alta de 17,7%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 

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