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Vendas do comércio capixaba fecham primeiro trimestre de 2022 com crescimento

Publicado em 13/05/2022


No mês de março de 2022 as vendas do comércio capixaba cresceram 1,1% em relação a fevereiro no conceito restrito. Em relação a março de 2021 houve crescimento de 10,0%. Já no ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção) cresceu 11,9% na comparação mensal e também 10,0% na comparação com março do ano passado.

Com esses resultados, as vendas do comércio capixaba restrito somaram quatro meses consecutivos de crescimento. Já as vendas do comércio ampliado registrou a primeira alta do ano. No primeiro trimestre de 2022, o comércio acumulou um crescimento de 8,8% na modalidade restrita e de 5,1% no conceito ampliado quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o crescimento mensal mais significativo das vendas do comércio tem sido freado pela pressão nos preços e pelo aumento das taxas de juros. "Com o prolongamento dessa situação, é possível que a recuperação do mercado de trabalho que vinha sustentando certo nível de consumo seja neutralizada. Nesse contexto, entra em cena a disponibilização de recursos extraordinários na economia brasileira, como o saque do FGTS e o 13º dos aposentados, o que ajudará a manter o ritmo de crescimento entre 1% a 2% por mês no comércio do Espírito Santo, mas sem expectativas de crescimentos mais robustos no curto prazo", pontua.

Resultados MARÇO

Comércio Restrito. Em março de 2022 as vendas do comércio capixaba (restrito) tiveram alta de 1,1% em relação ao mês anterior. Na comparação com março de 2021 houve avanço de 10,0%.

Comércio Ampliado. No conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, as vendas cresceram 11,9% em relação ao mês anterior e também cresceram 10,0% na comparação com março de 2021.

Desempenho por atividades. Em relação ao ano passado, apenas um dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação negativa em março de 2022 que foi o de Hipermercados e Supermercados (-1,1%). O IBGE ainda não fornece os dados estaduais da comparação mensal por atividades.

Brasil

Comércio Restrito e Ampliado. No Brasil, o comércio restrito subiu 1,0% em março de 2022 frente a fevereiro. Em relação a março de 2021 cresceu 4,0%. O comércio ampliado cresceu 0,7% na comparação mensal e 4,5% em relação a março de 2021.

Unidades da Federação.
Comparando março de 2022 com março de 2021, houve alta nas vendas do comércio restrito em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Ceará (20,4%), Distrito Federal (19,6%) e Amapá (17,9%). Os destaques negativos foram para Amazonas (-6,8%) e Sergipe (-4,4%). Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação positiva se deu em 22 Estados, com destaque para Goiás (19,1%), Tocantins (15,3%) e Amapá (14,9%). Os destaques negativos foram para Amazonas (-9,6%) e Pernambuco (-4,1%).

Nota Técnica


Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. O indicador de Volume de vendas resulta da deflação dos valores nominais correntes por índices de preços específicos por atividade e unidade de federação. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
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