INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Sindical

  • Institucional

  • Serviços

  • Comunicação

  • Contato
  • Notícias
  • Fotos

  • CARTÃO DO EMPRESÁRIO


Setor de serviços capixaba recuou em fevereiro frente a janeiro

Publicado em 26/04/2022

Após crescimento em janeiro, o setor de serviços capixaba obteve queda em fevereiro em relação ao mês anterior, com recuo de 1,2%. Em relação ao mês de fevereiro do ano passado, o setor apresentou alta de 6,9%.  

Com esses resultados, o acumulado nos dois primeiros meses de 2022 ficou 8,4% melhor em relação ao mesmo período em 2021. O segmento que influenciou o índice geral nessa comparação foi o de serviços prestados às famílias, com alta de 17,5%, que perdeu ritmo nessa última pesquisa. 

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri,  avalia que o setor após a forte recuperação dos prejuízos causados pela Pandemia voltou a mostrar instabilidade, retornando ao ritmo em que estava antes da crise sanitária. " Depois da alta em janeiro de 2022, a pesquisa mostrou recuo mensal em fevereiro, mas ainda assim, o setor de serviços capixaba está 7,3% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. Nesse contexto, houve recuo nos serviços de informação e comunicação e, também, apesar do crescimento de dois dígitos, uma desaceleração dos serviços prestados às famílias, mostrando o impacto do aumento dos preços sobre o consumo das famílias de determinados serviços. Assim, como para todos os outros setores produtivos, novos desafios entraram em cena em 2022, como pressão inflacionária, aumento dos juros, instabilidade externa e eleições, que embaraçam a continuidade do setor numa tendência de crescimento".

Resultados Fevereiro 2022

Índice geral. O setor de serviços no Espírito Santo apresentou desempenho negativo no mês de fevereiro em relação a janeiro, com queda de 1,2%. Frente a fevereiro do ano passado houve crescimento de 6,9%. Em dois meses do ano o setor acumulou uma alta de 8,4% em relação ao mesmo período de 2020.

Desempenho por Grupos de Atividades. Em relação ao ano passado, quatro dos cinco grupos de atividade obtiveram desempenho positivo, com destaque para Serviços Prestados as Famílias (+17,5%).

Brasil. Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país caiu 0,2% em fevereiro. Em relação ao mesmo mês em 2020, ainda houve crescimento de 7,4%. O acumulado no ano de janeiro a fevereiro está positivo em 8,4%.

Unidades da Federação. Frente a fevereiro de 2020, 25 das 27 Unidades da Federação apresentaram resultados positivos, com destaque: Roraima (+23,0%) e Alagoas (+21,0%). 


Nota Técnica

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País e nas Unidades da Federação, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.


Setor de serviços capixaba recuou em fevereiro frente a janeiro

Compartilhe:

 

 

Visitas: 57



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.