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Vendas do comércio capixaba restrito mantém alta em fevereiro

Publicado em 19/04/2022

No mês de fevereiro de 2022 as vendas do comércio capixaba cresceram 2,9% em relação a janeiro no conceito restrito. Em relação a fevereiro de 2021 houve crescimento de 10,7%. Já o ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção) recuou 1,9% na comparação mensal e ficou estável na comparação com fevereiro do ano passado.
Com esses resultados, as vendas do comércio capixaba restrito somam três meses consecutivos de crescimento. Já as vendas do comércio ampliado registraram queda na pesquisa de fevereiro.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o ritmo de crescimento mensal das vendas do comércio foi bastante afetado pelo aumento das taxas de juros, principalmente naqueles segmentos mais ligados ao crédito. "Além disso, a pressão sobre os preços é uma realidade, o que deve resultar em mais aumento das taxas de juros nos próximos meses. Por outro lado, a recuperação do nível de emprego tem acontecido de forma significativa e ajudando a manter certo nível de consumo. O início do ano de 2022 é então marcado por novos desafios, passando do enfrentamento da pandemia para os efeitos das questões externas e do ambiente político eleitoral do Brasil na economia", disse.

Resultados FEVEREIRO

Comércio Restrito. Em fevereiro de 2022 as vendas do comércio capixaba (restrito) tiveram alta de 2,9% em relação ao mês anterior. Na comparação com fevereiro de 2021 avançou 10,7%.

Comércio Ampliado. No conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, as vendas caíram 1,9% em relação ao mês anterior e ficaram praticamente estáveis na comparação com fevereiro de 2021.

Desempenho por atividades. Em relação ao ano passado, apenas dois dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação negativa em fevereiro de 2022 que foram os segmentos de Móveis e eletrodomésticos (+6,5%) e o de Veículos, motocicletas, partes e peças (-13,4%). O IBGE ainda não fornece os dados estaduais da comparação mensal classificado por atividades.

Brasil

Comércio Restrito e Ampliado. No Brasil, o comércio restrito subiu 1,1% em fevereiro de 2022 frente a janeiro. Em relação a fevereiro de 2021 cresceu 1,3%. O comércio ampliado cresceu 2,0% na comparação mensal e 0,3% em relação a fevereiro de 2021.

Unidades da Federação. Comparando fevereiro de 2022 com fevereiro de 2021, houve alta nas vendas do comércio restrito em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amazonas (21,5%), Roraima (17,8%) e Acre (16,5%). Os destaques negativos foram para Pernambuco (-7,7%) e Sergipe (-7,0%). Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação positiva se deu em 17 Estados, com destaque para também para Amazonas (16,5%), Roraima (13,0%) e Acre (11,6%). Os destaques negativos foram para Pernambuco (-8,0%) e Rio Grande do Norte (-5,2%).

Nota Técnica
Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. O indicador de Volume de vendas resulta da deflação dos valores nominais correntes por índices de preços específicos por atividade e unidade de federação. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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