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Intenção de consumo das famílias voltou a subir em dezembro

Publicado em 17/01/2022

A ICF ficou acima do patamar pré-pandemia

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória-ES subiu 1,9% em dezembro frente a novembro, marcando 73,1 pontos. Em relação ao mesmo mês em 2020 recuou 3,8. Na passagem de novembro para dezembro, seis dos sete componentes obtiveram variação positiva, com destaque para: Momento para Duráveis (+8,1%). O nível atingido em dezembro de 2021 está acima do índice alcançado no mês de janeiro de 2020, no pré-pandemia.

Dos sete subíndices pesquisados, seis apresentaram alta na comparação com o mês anterior. Somente aquele que avalia as Perspectivas Profissionais apresentou leve queda de 0,4%.

Cabe lembrar que esse indicador oscila no patamar de insatisfação (abaixo de 100 pontos) desde fevereiro de 2015. O nível atingido em dezembro de 2021 está acima do índice alcançado no mês de janeiro de 2020, no pré-pandemia. As piores marcas da série histórica foram nos anos de 2017, com média anual de 45,3 pontos, e de 2018 que obteve média anual de 47 pontos.

O presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, acredita que o mês de dezembro sempre traz uma maior movimentação das vendas devido as festividades de final de ano e, por isso, a intenção de consumo voltou a subir. "O índice só não cresceu mais porque as incertezas acerca da atividade econômica e das perspectivas profissionais influenciaram a disposição para consumir no mês", pontuou.

Veja a evolução do ICF em pontos:

Emprego.  O Emprego Atual cresceu 2,5% em relação ao mês anterior e frente ao ano passado obteve variação positiva de 13,1%, marcando 93,5 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. Já a avaliação das Perspectivas Profissionais, que mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses, recuou 0,4% frente ao mês anterior e ficou 11,6% maior que no ano passado, marcando 90,5 pontos. 

Consumo.  O Nível de Consumo Atual subiu 1,5% em dezembro frente a novembro e subiu 4,9% em relação ao ano passado, marcando 55,4 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses subiu 1,6% na comparação mensal e recuou 5,0% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 79,1 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor. 

Renda e Crédito.  O indicador de satisfação da Renda Atual subiu 0,6% contra o mês anterior e ficou 9,3% menor em relação ao mesmo mês em 2020, com 73,9 pontos. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, subiu 3,1% frente ao mês anterior e caiu 13,6% frente a dezembro de 2020, ficando com 85,9 pontos. O Momento para Duráveis teve alta de 8,1% frente ao mês anterior e caiu 34,4% em relação ao ano passado, marcando 33,1 pontos.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 
Intenção de consumo das famílias voltou a subir em dezembro

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