INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Sindical

  • Institucional

  • Serviços

  • Comunicação

  • Contato
  • Notícias
  • Fotos

  • CARTÃO DO EMPRESÁRIO


Setor de serviços capixaba cresce pela segunda vez consecutiva em maio

Publicado em 24/08/2021

O setor de serviços capixaba cresceu pela segunda vez consecutiva em maio nas duas comparações da pesquisa, ou seja, tanto frente ao mês anterior quanto em relação ao mesmo mês do ano passado. Na primeira, a alta registrada foi de 0,8% e na segunda, houve crescimento de 11,4%. 

Com esses resultados, o acumulado de janeiro a maio de 2021 para o setor ficou 4,8% melhor comparado ao mesmo período em 2020. Cabe ressaltar que esse crescimento para o período sofre o efeito da baixa base de comparação em 2020. O setor ainda se encontra aquém do patamar pré-pandemia estando 5,0% abaixo da média anual dos índices registrados em 2019. O destaque vai para o segmento dos serviços prestados às famílias que, embora tenha tido o maior crescimento em maio de 2021 está 33,4% abaixo da média de 2019.

A Fecomércio-ES acredita que o desafio é grande mas o resultado positivo  mostra que o setor está avançando após reabertura da maior parte de suas atividades. Apesar de ainda estar aquém do patamar pré-pandemia no Estado, é uma sinalização da tendência de crescimento para os próximos meses. Além da resposta do segmento de Serviços Prestados as Famílias, setores como o Comércio e a Indústria vêm registrando crescimentos sucessivos, o que deve impulsionar a recuperação do setor de serviços no segundo semestre.
 
Resultados Maio 2021

Índice geral. O setor de serviços no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no mês de maio em relação a abril, com alta de 0,8%. Frente a maio do ano passado houve crescimento de 11,4%. Os cinco primeiros meses do ano acumularam uma alta de 4,8% em relação ao mesmo período de 2020.

Desempenho por Grupos de Atividades. Em relação ao ano passado, os cinco grupos de atividade obtiveram desempenho positivo, com destaque para Serviços Prestados as Famílias (+58,5%). 

Brasil. Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país cresceu 1,2% em maio. Em relação ao mesmo mês em 2020, apresentou crescimento de 23,0%. O acumulado no ano de janeiro a maio está positivo em 7,3%.

Unidades da Federação. Frente a maio de 2020, as 26 das 27 Unidades da Federação apresentaram resultados positivos, com destaque: Alagoas (+48,5%) e Roraima (+38,2%). 

Nota Técnica

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País e nas Unidades da Federação, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.


Setor de serviços capixaba cresce pela segunda vez consecutiva em maio

Compartilhe:

 

 

Visitas: 25



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.