INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Sindical

  • Institucional

  • Serviços

  • Comunicação

  • Contato
  • Notícias
  • Fotos

  • CARTÃO DO EMPRESÁRIO


Vendas do comércio capixaba cresceram no primeiro semestre do ano

Publicado em 13/08/2021

O primeiro semestre do ano de 2021 fechou com resultados positivos para as vendas do comércio capixaba. No conceito restrito, os seis primeiros meses do ano acumularam alta de 10,4% em relação ao mesmo período em 2020. Cabe lembrar que no ano passado, o primeiro semestre fechou com queda de 1,5% frente a 2019. No ampliado, o acumulado de 2021 cresceu 23,3% frente a 2020. No ano passado teve queda de 4,2% frente a 2019. Embora o comércio em geral tenha avançado no semestre, não foi homogêneo. Das dez atividades da pesquisa, duas ainda recuaram: Livros, jornais, revistas e papelaria (-13,5%) e Móveis e Eletrodomésticos (-2,0%).

Em relação aos resultados do mês de junho, diferente do que aconteceu no país, as vendas continuaram avançando em todas as comparações. Na comparação de junho frente a maio cresceu 2,2% no comércio restrito e 1,3% no ampliado. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, cresceu 10,0% no comércio restrito e 26,0% no ampliado.

A Fecomércio-ES avalia que a recuperação da disposição a consumir está voltando de forma gradual e as vendas do comércio capixaba mantiveram o crescimento. O mercado de trabalho tem avançado no Espírito Santo, assim como a vacinação, o que influencia diretamente na confiança das pessoas e no movimento das vendas. Mas outras preocupações têm surgido como o aumento da inflação e as incertezas quanto à aprovação de medidas de estímulo à economia brasileira. 
Resultados 2021

Resultado Junho. Em junho de 2021 as vendas do comércio capixaba (restrito) tiveram alta de 2,2% em relação ao mês anterior. Na comparação com junho de 2020 avançou 10,0%. No conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, as vendas subiram 1,3% em relação ao mês anterior e cresceram 26,0% frente a 2020. 

1º Semestre 2021. As vendas do comércio capixaba fecharam o primeiro semestre de 2021 positivas tanto no comércio restrito quanto no ampliado. No primeiro conceito, as vendas do setor acumularam alta de 10,4% nos seis primeiro meses do ano em comparação ao mesmo período em 2020. Já no ampliado, houve crescimento de 23,3% frente a 2020. As atividades que mais se destacaram foram Material de Construção (+56,6%) e Equipamentos e Materiais para escritório, informática e comunicação (+32,6%).

Brasil

Comércio Restrito e Ampliado. O comércio restrito caiu 1,7% em junho frente a maio de 2021. Em relação a junho de 2020 cresceu 6,3% e no primeiro semestre acumulou crescimento de 10,4%. O ampliado caiu 2,3% na comparação mensal e teve alta de 11,5% frente a junho de 2020. No primeiro semestre acumulou crescimento de 23,3%.

Unidades da Federação. Comparando junho de 2021 com junho de 2020, houve alta nas vendas do comércio em 25 das 27 Unidades da Federação, considerando o conceito ampliado, com destaque para Piauí (+33,6%) e Pernambuco (+29,6%). No resultado semestral todas as 27 Unidades da Federação acumularam resultado positivo (considerando o comércio ampliado) com destaque para Amapá (+33,8%) e Pernambuco e Piauí (com +28,4% cada). O Espírito Santo obteve o 5º melhor resultado nessa comparação (+23,3%).

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. O indicador de Volume de vendas resulta da deflação dos valores nominais correntes por índices de preços específicos por atividade e unidade de federação. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 

Vendas do comércio capixaba cresceram no primeiro semestre do ano

Compartilhe:

 

 

Visitas: 33



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.