INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Sindical

  • Institucional

  • Serviços

  • Comunicação

  • Contato
  • Notícias
  • Fotos

  • CARTÃO DO EMPRESÁRIO


Pela segunda vez no ano, endividamento e inadimplência crescem

Publicado em 11/08/2021

O endividamento das famílias de Vitória-ES registrou segunda alta consecutiva em julho de 2021. O indicador passou de 60,8% em junho para 63,8% dos entrevistados afirmando estar endividados em julho (com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal e prestação de carro e casa). Lembrando que o endividamento fechou o primeiro semestre de 2021 com uma média de 61,3%, menor média semestral desde 2014, quando foi de 52,5%.

A inadimplência também cresceu passando para 25,6% em julho, sendo 0,9 pontos percentuais maior que o mês passado. Cabe ressaltar que a média da inadimplência no primeiro semestre de 2021 fechou em 26,5%, sendo a menor média semestral desde 2015, quando ficou em 20,4%. Essa é uma importante medida de qualidade do endividamento e mostra o percentual de famílias que afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas no próximo mês. 

A Fecomércio-ES alerta para o aumento consecutivo desses indicadores que sinalizam o quão equilibrado está o orçamento familiar e a capacidade das famílias de pagarem seus compromissos financeiros em dia. Mas, diferente do que aconteceu com o indicador brasileiro que mostrou recorde mesmo com alta, os percentuais regionais estão abaixo do registrado em julho de 2020 (77,5%) e também quando comparados a 2018, por exemplo. Há uma tendência de alta do endividamento, porém ainda pequena e que pode ser uma consequência do retorno do consumo. Isso torna mais relevante acompanhar a qualidade desse endividamento, especialmente pelo aumento das dívidas com o cartão de crédito, uma das mais caras do mercado.

Pela segunda vez no ano, endividamento e inadimplência crescem

Compartilhe:

 

 

Visitas: 69



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.