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ICF: Famílias capixabas ainda estão com baixa disposição para consumir

Publicado em 06/07/2021

Mesmo com quedas, a ICF está no melhor nível desde 2015

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória-ES seguiu em queda apresentando o quarto consecutivo em junho de 2021. O indicador, que havia iniciado o ano com avanços, continuou no nível pessimista marcando 67,3 pontos. 

Com esse resultado, a ICF concluiu o primeiro semestre de 2021 com uma média de 73,5 pontos, abaixo do patamar de 100 pontos. Cabe ressaltar, no entanto, que o indicador não atinge o nível de otimista e se mantém oscilando abaixo dos 100 pontos desde o ano de 2015. Para efeito comparativo a média anual do ano de 2020 foi de 77 pontos, a de 2019 foi de 55 pontos e em 2018 de 47 pontos. 

A Fecomércio-ES pontua que a menor intenção de consumo está nas famílias com renda mais baixa, porém aquelas com renda mais alta também permanecem pessimistas. Os indicadores mostram que as famílias não estão satisfeitas com o nível de consumo atual, ou seja, gostariam de estar consumindo mais. Observa-se que as vendas do comércio têm evoluído gradativamente em um momento em que houve uma melhora nos indicadores de saúde diante da Pandemia do Novo Coronavírus. Porém as incertezas que ainda rodeiam os consumidores não permite que haja uma evolução mais significativa. 
 
Resultados Junho 2021

Intenção de Consumo. A intenção de consumo das famílias de Vitória mostrou queda de 4,4% em junho com relação a maio, ficando com 67,3 pontos. Em relação ao ano passado, a variação negativa foi de 19,7%. O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir. 

Resultados por componentes. Na passagem para junho, todos os sete componentes obtiveram variação negativa. 

Emprego.  O Emprego Atual caiu 0,7% em relação ao mês anterior e frente ao ano passado manteve a variação negativa (-22,8%), permanecendo na zona de pessimismo com 87,3 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. Já a avaliação das Perspectivas Profissionais, que mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses, caiu 12,7% frente ao mês anterior e ficou 4,3% menor que no ano passado, marcando 74,1 pontos. 

Consumo.  O Nível de Consumo Atual caiu 3,0% em junho frente a maio e caiu 28,6% em relação ao ano passado, marcando 46,5 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve queda de 0,6% na comparação mensal e caiu 25,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 67,3 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor. 

Renda e Crédito.  O indicador de satisfação da Renda Atual caiu 4,4% contra o mês anterior e ficou 30,8% menor em relação ao mesmo mês em 2020, com 71,6 pontos. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, caiu 3,3% frente ao mês anterior, mas subiu 1,9% frente a junho de 2020, ficando com 92,4 pontos. O Momento para Duráveis teve queda de 5,5% frente ao mês anterior e caiu 31,5% em relação ao ano passado, marcando 31,8 pontos.

Intenção de Consumo por Renda Familiar

Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) estão semelhantes àquelas com renda acima de 10 s.m. 

Brasil

A ICF apurada para o Brasil teve variação positiva de 2,1% em junho, atingindo 67,5 pontos. Em comparação com o mesmo mês de 2020 mostrou recuo de 2,6%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 


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