INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Mercado de trabalho formal do Espírito Santo bateu recorde novamente em fevereiro

Publicado em 07/04/2021

O mercado de trabalho formal do Espírito Santo iniciou o ano de 2021 avançando na criação de empregos formais e em fevereiro obteve mais um saldo positivo entre admissões e demissões, gerando 7.239 empregos com carteira assinada. O resultado em 2021 é o melhor registrado para meses de fevereiro de toda a série histórica, iniciada em 2004. Lembrando que em janeiro o resultado do mês também foi positivo e o melhor da série histórica.

O saldo positivo foi resultado da movimentação de 32.332 admissões contra 25.093 demissões. Na comparação com o mês anterior as admissões avançaram 9,1% e as demissões foram apenas 1,8% menores. Os setores de Serviços (+2.742) e Indústria (+2.738) foram os que puxaram a geração de empregos no mês no Estado. O Brasil avançou em 401.639 postos de trabalho formais.

A Fecomércio-ES avalia que aos poucos o mercado de trabalho vem se recuperando. Depois de tantas demissões em 2020, as atividades econômicas vêm gradativamente repondo os seus quadros de colaboradores. Porém, a continuidade dessa retomada ainda depende da dinâmica da pandemia e das medidas tomadas pelos governos para o controle da situação. O desafio dos empresários para 2021 continua sendo fazer frente a essas incertezas e sobreviver à crise. 

 
Resultados Espírito Santo

Fevereiro 2021. O mês de fevereiro registrou saldo positivo entre admissões e demissões, sendo responsável pela criação de 7.239 empregos com carteira assinada no Espírito Santo, movimento de 32.332 admissões contra 25.093 demissões. Na comparação com o mês passado as admissões avançaram 9,1% e as demissões foram apenas 1,8% maiores. 

Setores

Os setores de Serviços e Indústria foram os que puxaram a geração de empregos no mês de fevereiro. O saldo entre admissões e demissões do setor de Serviços ficou positivo em 2.742 e da Indústria em 2.738 empregos com carteira assinada. Os setores de Comércio (+996) e Construção Civil (+578) também contribuíram para a abertura de empregos formais no Estado em fevereiro.

Municípios do Espírito Santo

Resultados por município. Os resultados por município mostram que Vitória (+1.199) e Serra (+1.194) foram os que mais contribuíram com a criação de postos de trabalho formais em fevereiro, em termos absolutos. Mais detalhes podem ser vistos no quadro a seguir. Dos 78 municípios capixabas, 62 geraram empregos no mês.

O “Estoque em janeiro 2021” se refere à quantidade de postos de trabalho formais em cada município em janeiro de 2021.

Brasil

O Brasil avançou em 401.639 empregos formais no mês de fevereiro de 2021. Os setores de Serviços (+173.547) e da Indústria (+93.621) foram os que mais influenciaram o resultado positivo de fevereiro.

Nota Técnica

Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), órgão do Ministério da Economia (ME), para o Brasil e Unidades de Federação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.



Mercado de trabalho formal do Espírito Santo bateu recorde novamente em fevereiro

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.