INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Certificado de Origem

  • Sindical

  • Institucional

  • Serviços

  • Comunicação

  • Contato
  • Connect

  • Convenção Coletiva de Trabalho


Sistema Fecomércio-ES participa de agendas do turismo no Palácio Anchieta

Publicado em 14/11/2023

A Fecomércio-ES participou nesta segunda-feira (13), no Palácio Anchieta, do lançamento da Rota Estratégica para o Turismo 2035 e da Assinatura do contrato com a USP para pesquisa de alternativas para navios de cruzeiro marítimos no Espírito Santo.

A Rota Estratégica é um planejamento com a visão de futuro para o turismo no Espírito Santo. O planejamento identifica barreiras e propõe uma agenda de ações de curto, médio e longo prazos para o pleno desenvolvimento do setor até 2035. O documento foi elaborado pelo Observatório da Indústria da Findes, com o apoio da Fecomércio-ES, do Sebrae e da Secretaria de Estado do Turismo.

O presidente do Sistema Fecomércio/ES - Sesc e Senac, Idalberto Moro, destacou que o Espírito Santo vive um momento ímpar. “Tratamos durante anos a questão dos incentivos fiscais, tanto que o Espírito Santo é referência nacional nesse assunto, mas incentivos são finitos. Agora, temos a pauta do turismo para substituir nossa matriz econômica. Acredito que será a grande alavanca da economia na década de 2030. Vivemos um momento ímpar nessa pauta, pois há muitos anos não tínhamos a organização para convergir com várias entidades como temos hoje”.

Participaram do evento o governador do Estado, Renato Casagrande; o secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles; o diretor-superintendente do Sebrae, Pedro Rigo; o presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), José Olavo Médici; o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel; a economista-chefe da Findes, Marília Silva; o comandante da Capitania dos Portos do ES, capitão de Mar e Guerra Alexsander Moreira Dos Anjos; os deputados estaduais Tyago Hoffmann e João Coser; o presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz; o pesquisador da USP Eduardo Tanure, e membros da diretoria da Fecomércio-ES.

O estudo contratado pelo Sebrae e governo do Estado junto à Universidade de São Paulo (USP) vai verificar a possibilidade de navios de cruzeiro marítimo ancorarem na Baía de Vitória.“ É o passo inicial para que a Capitania dos Portos possa autorizar a operação", ressaltou o governador Renato Casagrande.

A ideia inicial é que os turistas sejam transportados em embarcações menores, como escunas, até o píer do Hotel Senac Ilha do Boi, que será transformado em um beach club.

“Hoje essa área de lazer do hotel está degradada, mas já contratamos o projeto de reforma que vai transformá-la em um beach club, e as escolas de gastronomia e beleza vão poder atender os turistas com diversos serviços”, informou Idalberto.

Os investimentos do Sistema Fecomércio-ES em turismo nos próximos três anos chegam a R$ 40 milhões, segundo Idalberto, o que inclui melhorias nos hotéis Sesc em Guarapari e Domingos Martins.

O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, destacou que o Espírito Santo tem grande potencial para o turismo marítimo. “Entre Búzios (RJ) e Ilhéus (BA), não tem um porto. Receber esses navios que cruzam o estado é uma grande oportunidade”, disse.


Estudo

Segundo o professor da USP, Eduardo Tanure, responsável pelo estudo de viabilidade, os testes serão feitos no Tanque de Provas Numérico da universidade, que é um centro de tecnologia com uma estrutura que permite projetar e testar embarcações e seus materiais de maneira mais adequada para sua aplicação prática, além de verificar a operação e manobra em ambiente offshore ou portuário.

“Vamos testar as ondas e correntes na entrada da Baía de Vitória, onde ficarão fundeados os navios. A partir disso, vamos emitir o laudo de segurança e viabilidade para a Marinha”, explicou o pesquisador.

O estudo contempla ainda testes físicos e computacionais, por meio de um simulador de navios, que vai representar as condições de vento e maré que as embarcações poderão enfrentar na região.


Texto: Dayane Freitas

Foto: Hélio Filho/Secom


Sistema Fecomércio-ES participa de agendas do turismo no Palácio Anchieta

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.