INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Certificado de Origem

  • Sindical

  • Institucional

  • Serviços

  • Comunicação

  • Contato
  • Connect

  • Convenção Coletiva de Trabalho


Turismo: atividade no ES registra alta de 4,2% no acumulado de 2023

Publicado em 28/09/2023

No Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro, a divulgação do mais recente Índice de Atividades Turísticas (Iatur) no Estado, com dados referentes a julho de 2023, mostra que as atividades turísticas do Espírito Santo acumularam nos primeiros sete meses do ano um crescimento de 4,2% com relação ao mesmo período do ano passado.  
A Fecomércio-ES, integrante da Confederação Nacional do Comércio (CNC), avalia que o turismo capixaba guarda um grande potencial, mas que ainda são muitos os desafios para o seu aperfeiçoamento. 
Houve recuo tanto na comparação com junho (-4,4%) quanto em relação julho do ano passado (-1,7%). Na análise da Federação, é necessário somar esforços para que o turismo capixaba não perca o dinamismo conquistado até então. 
Na esfera nacional, as atividades turísticas em julho tiveram crescimento de 0,7% na comparação com junho de 2023. Em relação ao mesmo mês de 2022 obteve alta de 7,8%. Já o acumulado do ano ficou 8,4% maior que o mesmo período do ano passado.  

Expectativa de faturamento maior 
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de receitas do turismo deverá encerrar 2023 com faturamento real de R$ 458 bilhões, um avanço de 8,8% em relação a 2022.  
A maior quantidade de feriados prolongados no ano, fenômeno favorável à geração de receitas para o setor, deve contribuir para o aumento do nível de atividade do turismo. Cada feriado ou ponto facultativo prolongado tende a injetar 2,1% no volume anual de receitas do setor, projeta a CNC.  
Nesse sentido, a receita real das atividades turísticas pode ser positivamente impactada em até R$ 48 bilhões – valor correspondente ao faturamento de 40 dias do setor. 
“Essa capacidade de regeneração é um dos motivos pelos quais o setor de serviços e, em particular, as atividades turísticas, foram muito importantes na retomada da atividade econômica do pós-pandemia”, aponta o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele lembra que há exatos três anos o turismo registrava perda de quase dois terços de suas receitas mensais. 

Fecomércio-ES 
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC), representando 137 mil empresas, que respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e empregam 719 mil pessoas. O Sistema Fecomércio-ES atende todo o Espírito Santo, seja por meio das suas 31 unidades em mais 15 municípios ou das ações itinerantes. Representa 22 sindicatos empresariais e tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.  

Texto: C2

Turismo: atividade no ES registra alta de 4,2% no acumulado de 2023

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.