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Intenção de consumo das famílias cresce novamente em dezembro

Publicado em 29/12/2020


ICF avança pelo terceiro mês consecutivo, mas crescimento ainda é tímido

DESTAQUES

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória subiu 1,5% em dezembro frente a novembro, marcando 75,9 pontos;

Em relação ao mesmo mês em 2019 a variação foi positiva de 9,6%;

A segurança no Emprego Atual é o subíndice mais afetado nesses meses de crise e recuou novamente nas duas comparações;

Esse subíndice teve queda de 2,5% em relação ao mês anterior e 21,0% frente ao mesmo mês do ano passado e é o mais afetado na crise;

Por outro lado, na passagem para dezembro, seis dos sete componentes obtiveram variação positiva, com destaque para Perspectivas Profissionais (+6,7%).


ANÁLISE COMPLETA

O mês de dezembro marcou a terceira alta consecutiva da Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória-ES. Mas os avanços ainda são tímidos e a ICF permanece no nível pessimista, com 75,9 pontos.  

Cabe destacar, no entanto, que desde 2015 a ICF não atinge o patamar de otimismo e se mantém oscilando abaixo dos 100 pontos. Ao final de 2019 e início de 2020 havia entrado numa rota de crescimento atingindo o maior valor em maio de 2020 (88,2 pontos), mas não se manteve devido ao novo choque da Pandemia. Ainda assim, a média anual da ICF está em torno de 70 pontos em 2020, superior à média de 2019 de 55 pontos e de 47 pontos de 2018. 

A Fecomércio-ES avalia que a reação do índice ainda é tímida devido as incertezas que afetaram fortemente a confiança das famílias no contexto da Pandemia do Coronavírus. Diante disso as famílias estão recuperando de forma mais gradativa a disposição de consumir. De olho no próximo ano, a atenção está voltada aos reflexos do fim dos programas de auxílio e de manutenção de emprego e renda. Por outro lado, a retomada do mercado de trabalho formal gera boas expectativas para o reequilíbrio dos indicadores nesse cenário.

 
Resultados Dezembro 2020

Intenção de Consumo. A intenção de consumo das famílias de Vitória subiu em dezembro frente a novembro, mostrando crescimento de 1,5% e marcando 75,9 pontos. Em relação ao ano passado, a variação positiva foi de 9,6%. O índice varia de 0 a 200 pontos, onde 0 é insatisfação total, 100 indiferença e 200 satisfação total em consumir. 

Resultados por componentes. Na passagem para dezembro, seis dos sete componentes obtiveram variação positiva, com destaque para Perspectivas Profissional (+6,7%). 

Emprego.  O Emprego Atual é o subíndice mais impactado negativamente em dezembro tanto em relação ao mês anterior (-2,5%) quanto frente ao ano passado (-21,0%) e permaneceu na zona de pessimismo com 82,7 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. No entanto, a avaliação das Perspectivas Profissionais mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses e avançou 6,7% frente ao mês anterior e 93,7% frente o ano passado, marcando 81,1 pontos. 

Consumo.  O Nível de Consumo Atual subiu 0,8% em dezembro frente a novembro e caiu 5,8% em relação ao ano passado, com 52,9 pontos. Nesse indicador as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve alta de 0,1% na comparação mensal e cresceu 56,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, marcando 83,3 pontos. As famílias aqui refletem sobre o consumo para os próximos meses avaliando se será maior ou menor. 

Renda e Crédito.  O indicador de satisfação da Renda Atual subiu 1,2% contra o mês anterior e ficou 3,4% menor em relação ao mesmo mês em 2019, com 81,5 pontos. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, subiu 2,8% frente ao mês anterior e avançou 9,0% frente a dezembro de 2019, ficando com 99,5 pontos. O Momento para Duráveis teve alta de 1,3% frente ao mês anterior, mas caiu 5,7% em relação ao ano passado, marcando 50,5 pontos.


Intenção de Consumo por Renda Familiar
Por faixa de renda familiar, a intenção de consumo entre as famílias de Vitória que possuem rendimento de até 10 salários mínimos (s.m.) estão um pouco mais pessimistas que aquelas acima de 10 s.m. 


Brasil
A ICF apurada para o Brasil cresceu pela quarta vez seguida em dezembro. A variação positiva foi de 1,2%, atingindo 72,1 pontos. Em comparação com o mesmo mês de 2019, ainda mostrou recuo de 25,1%.



Nota Técnica
Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 


Intenção de consumo das famílias cresce novamente em dezembro

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