INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Mais uma alta é registrada no Índice de Confiança dos Empresários o Comércio (ICEC) em dezembro

Publicado em 23/12/2020

Índice de confiança dos empresários do comércio segue em recuperação

DESTAQUES

O ICEC de Vitória-ES avançou 2,7% em dezembro frente a novembro, marcando 113,5 pontos;

A alta mensal foi puxada pela avaliação das condições atuais da economia (+8,3%);

No entanto, em relação ao mesmo mês do ano passado, os três subíndices permaneceram menores que 2019;

O indicador já havia retornado ao patamar de otimismo, superando os 100 pontos, em setembro e apresentou a sexta alta consecutiva.



 
ANÁLISE COMPLETA

Com uma variação positiva de 2,7% em dezembro frente a novembro, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) calculado para Vitória-ES mostrou mais um avanço no nível otimista do índice, marcando 113,5 pontos. 

A alta foi puxada mais uma vez pelas avaliações das condições atuais da economia que cresceram 8,3%. As condições de investimentos também tiveram impacto positivo (+4,3%). Já as avaliações das expectativas apresentaram queda (-1,1%), porém é um indicador que já está acima de 100 pontos e em nível bem elevado. Os três subíndices ficaram menores que 2019.

A Fecomércio-ES pontua que a confiança do comerciante voltou ao nível otimista em setembro e está na sexta alta consecutiva do índice.  Retornar ao patamar de otimismo e seguir em crescimento por seis meses consecutivos significa que estamos no caminho certo. Mas ainda existe uma dose de incertezas devido à Pandemia, o que fez com que a confiança do empresário ainda não alcançasse os níveis pré-crise. As próximas avaliações vão depender dos resultados das vendas do final de ano e da sinalização de continuidade das medidas, reformas necessárias e estímulos para a economia do país.   

 
Resultados Novembro

ICEC geral. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória avançou em dezembro passando a 113,5 pontos, representando uma alta de 2,7% em relação a novembro e mais um avanço no nível otimista do índice. Em relação a 2019 ainda houve recuo, de 13,5%. O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 (cem) corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo e acima, otimismo. 

Subíndices. A melhora do indicador geral foi puxada pelo índice que avalia as condições atuais da economia. Esse subíndice (ICAEC) teve alta de 8,3% frente ao mês anterior, marcando 80,4 pontos, mas em relação ao ano passado ficou menor em 29,2% e ainda permanece no nível pessimista do indicador. A avaliação das Expectativas (IEEC) para os próximos meses caiu 1,1% na primeira comparação e ficou 7,2% menor em relação ao ano passado, marcando 151,9 pontos. Já o que avalia as condições de Investimentos (IIEC) teve alta de 4,3% frente ao mês anterior, mas ainda recuou 6,9% em relação ao ano passado, marcando 108,3 pontos.

Resultados por porte de empresa

O quadro compara a situação entre as empresas com até 50 empregados e as que possuem mais de 50 empregados.

Brasil

O ICEC apurado para o Brasil recuou 0,5% em dezembro e alcançou 108,5 pontos. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro ainda ficou 13,3% menor.


Nota Técnica
Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas na capital Vitória – ES. A análise local é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 


Mais uma alta é registrada no Índice de Confiança dos Empresários o Comércio (ICEC) em dezembro

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.