INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Notícias
  • Comunicação

  • Fotos

  • Contato
  • Comércio Seguro


Quarta alta consecutiva do índice de confiança dos empresários do comércio (ICEC) em outubro

Publicado em 30/10/2020

Índice de confiança dos empresários do comércio segue em recuperação

DESTAQUES

O ICEC de Vitória-ES cresceu mais uma vez em outubro avançando 7,9% frente a setembro, marcando 109,6 pontos;

É a quarta alta consecutiva do indicador, que voltou ao patamar de otimismo (acima de 100 pontos) em setembro;

A alta mensal foi puxada pela melhora na avaliação das condições atuais da economia (+17,9%);

Todos os três subíndices registraram alta em outubro frente a setembro, mas permaneceram menores que em 2019;

Mesmo sob um contexto de pandemia, as condições atuais para o setor estão melhores. Para o último trimestre têm-se duas grandes oportunidades para alavancar as vendas: a Black Friday e o Natal.   


 
ANÁLISE COMPLETA

Em outubro, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) calculado para Vitória-ES mostrou mais um avanço no nível otimista do índice, acima de 100 pontos. Mesmo não sendo suficiente para voltar ao nível pré-crise do novo coronavírus, a tendência é de retomada do indicador.  

Com uma variação positiva de 7,9% em outubro frente a setembro o índice chegou a 109,6 pontos. Esse avanço foi puxado com maior intensidade pela melhora nas avaliações das condições atuais da economia (+17,9%). As condições de investimentos foram o segundo melhor impacto (+7,5%), seguido pelas avaliações das expectativas (+4,0%). Este último está acima de 100 pontos e já em nível bem elevado. Os três subíndices registraram alta em outubro frente a setembro, mas ficaram menores que 2019.

A Fecomércio-ES avalia que mesmo ainda sob um contexto de pandemia, a reabertura gradativa e segura das lojas tem gerado impactos positivos nas vendas e isso tem sido verificado nos últimos meses. A recuperação do mercado de trabalho formal a partir de julho contribuiu nesse cenário. Para o último trimestre de 2020, período sempre muito esperado pelo comerciante, têm-se duas grandes oportunidades para alavancar as vendas que é a Black Friday em novembro e o Natal em dezembro.   

 
Resultados Outubro

ICEC geral. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória avançou em outubro passando a 109,6 pontos, representando uma alta de 7,9% em relação a setembro e mais um avanço no nível otimista do índice. Em relação a 2019 ainda houve recuo, de 10,5%. O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 (cem) corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo e acima, otimismo. 

Subíndices. A melhora do indicador geral foi puxada pelo índice que avalia as condições atuais da economia. Esse subíndice (ICAEC) teve alta de 17,9% frente ao mês anterior, marcando 71,5 pontos, mas em relação ao ano passado ficou menor em 28,5% e ainda permanece no nível pessimista do indicador. A avaliação das Expectativas (IEEC) para os próximos meses subiu 4,0% na primeira comparação, mas ficou 2,3% menor em relação ao ano passado, marcando 155,4 pontos. Já o que avalia as condições de Investimentos (IIEC) teve alta de 7,5% frente ao mês anterior, mas ainda recuou 6,1% em relação ao ano passado, marcando 101,8 pontos.

Resultados por porte de empresa

O quadro compara a situação entre as empresas com até 50 empregados e as que possuem mais de 50 empregados.

Brasil

O ICEC apurado para o Brasil cresceu 10,5% em outubro e alcançou 103,1 pontos. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro ainda ficou 15,1% menor.

Nota Técnica

Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas na capital Vitória – ES. A análise local é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 

Imagem: Snowing - Banco de Imagem 

Quarta alta consecutiva do índice de confiança dos empresários do comércio (ICEC) em outubro

Compartilhe:

 

 

Visitas: 79



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.