INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Notícias
  • Comunicação

  • Fotos

  • Contato
  • Comércio Seguro


Impacto do 13º salário na economia do Espírito Santo em 2020

Publicado em 30/10/2020

Estimativas. Em 2020, o pagamento do 13º salário no Espírito Santo injetará ao todo cerca de R$ 3,8 bilhões* na economia capixaba. Esse número representa 2% do volume injetado em toda a economia brasileira, que totaliza 208 bilhões de reais. Descontada a inflação, esse valor na economia do país apresentará, no entanto, um recuo em torno de 5% em relação ao total pago em 2019.

A queda na atividade econômica e seus efeitos no mercado de trabalho formal impactarão o montante de décimo terceiro salário pago neste ano. Além disso, têm-se os efeitos da Medida Provisória nº 936, aprovada em abril e prorrogada até o final deste ano. A MP regulamentou a redução da jornada de trabalho proporcional ao salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho como forma de preservar os empregos.

MP nº 936 no Espírito Santo. De acordo com dados do Ministério da Economia, entre abril e outubro foram firmados cerca de 333 mil acordos entre patrões e empregados, com predominância da suspensão do contrato de trabalho (150 mil) e redução de 70% na jornada (70 mil). O setor de Serviços foi o que registrou maior adesão a esses contratos, com 53%, seguido por Comércio (27%) e Indústria (17%). Os acordos atingiram em torno de 179 mil trabalhadores do Estado.

Perspectivas. O ano de 2020 foi um ano incomum e cheio de incertezas. Apesar da queda, o décimo terceiro salário tem uma importância significativa na economia. Com a proximidade do final do ano, a boa notícia é que a intenção de consumo das famílias capixabas tem retomado gradativamente acompanhando a recuperação do mercado de trabalho. Observou-se também que não houve uma explosão negativa do endividamento e da inadimplência durante a crise. Porém, certamente esse ano o desafio para a distribuição desse valor entre compras, outros gastos e as dívidas será maior.

* Essa estimativa é de um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Imagem: Divulgação.
Impacto do 13º salário na economia do Espírito Santo em 2020

Compartilhe:

 

 

Visitas: 116



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.