INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Vendas do comércio capixaba crescem pela quarta vez consecutiva em agosto

Publicado em 09/10/2020

Setor apresentou crescimento em praticamente todas as comparações da pesquisa


DESTAQUES

Em agosto as vendas do comércio capixaba cresceram 2,1% frente a julho no conceito restrito. Em relação a 2019 houve alta de 9,2%;

No comércio ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção) o crescimento foi de 6,5% frente ao mês anterior.  E em relação a 2019 registrou alta de 12,2%;

No acumulado de janeiro a agosto de 2020 o comércio restrito cresceu 1,2% e o ampliado ainda registra queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado;

Na comparação com agosto de 2019, seis dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação positiva em agosto de 2020, com destaque para Material de Construção (+106,8%) e Tecidos, calçados e vestuário (+18,6%).

ANÁLISE COMPLETA

Pelo quarto mês consecutivo, as vendas do comércio capixaba cresceram.  Em agosto, as vendas tiveram alta de 2,1% frente a julho no conceito restrito e no comércio ampliado a alta foi de 6,5%. Nessa comparação (mensal), para os dois conceitos da pesquisa, as vendas tiveram o maior crescimento para um mês de agosto registrado para a série histórica, iniciada em 2000.

Em relação ao mesmo período do ano passado houve alta de 9,2% no comércio restrito e 12,2% no comércio ampliado (que inclui os segmentos de veículos e materiais de construção). Com esses resultados, o acumulado de janeiro a agosto de 2020 para as vendas do comércio restrito superou o registrado para o mesmo período do ano passado em 1,2% e o comércio ampliado diminuiu as perdas no ano, sendo 0,6% menor em relação ao mesmo período de 2019. 

A Fecomércio-ES acredita que gradativamente há uma retomada da confiança dos consumidores e comerciantes, o que vem sendo refletido nos indicadores de vendas. O mês de agosto também registrou a maior geração de postos de trabalho no Estado dos últimos 16 anos o que contribuiu fortemente para diminuir das perdas do mercado de trabalho formal. A recuperação dos empregos é um dos principais desafios nesse contexto, pois implica diretamente na renda das famílias, na segurança e na disposição para o consumo. Os próximos meses trarão  mais algumas oportunidades de potencializar as vendas do comércio em 2020 como o  Dia das Crianças, a Black Friday e, especialmente, o Natal.

Resultados AGOSTO

Comércio Restrito. Em agosto de 2020 as vendas do comércio capixaba (restrito) apresentaram alta de 2,1% em relação ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2019 avançou 9,2% maior. Com esse resultado, o acumulado dos primeiros oito meses superou o mesmo período de 2019 em 1,2%.

Comércio Ampliado. No conceito ampliado, que inclui vendas de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, as vendas subiram 6,5% em relação ao mês anterior e 12,2% frente a 2019. O acumulado de janeiro a agosto ainda mostrou um recuo de 0,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Desempenho por atividades. Em relação ao ano passado, seis dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação positiva em agosto de 2020, com destaque para Material de Construção (+106,8%). O IBGE ainda não fornece os dados estaduais da comparação mensal classificado por atividades.

Brasil

Comércio Restrito e Ampliado. No Brasil, o comércio restrito cresceu 3,4% em agosto em frente a julho. Em relação a agosto de 2019 houve alta de 6,1%. Já o comércio ampliado cresceu 4,6% na comparação mensal e 3,9% em relação a 2019. 

Unidades da Federação. Na passagem de julho para agosto de 2020, houve resultados positivos em 25 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Acre (15,6%), Rondônia (12,8%) e Amapá (12,1%). Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação entre julho e agosto obteve resultados positivos em 26 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Piauí (20,2%), Acre (12,6%) e Sergipe (9,6%).

Comparando agosto de 2020 com o mesmo mês em 2019, houve alta nas vendas do comércio em 26 Unidades da Federação, com destaque para: Acre (26,1%), Amapá (25,4%) e Maranhão (23,5%). Para a mesma comparação, no comércio ampliado, a variação positiva se deu em 24 Unidades da Federação, com destaque para: Pará (21,4%), Acre (20,7%) e Maranhão (20,0%).

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 

Imagem: Standret - Banco de imagem 
Vendas do comércio capixaba crescem pela quarta vez consecutiva em agosto

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.