INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Notícias
  • Comunicação

  • Fotos

  • Contato


Setembro registra terceira alta consecutiva do índice de confiança dos empresários do comércio

Publicado em 02/10/2020

Índice de confiança dos empresários do comércio segue em recuperação

DESTAQUES

O ICEC de Vitória-ES cresceu em setembro avançando 21,7% frente a agosto, marcando 101,6 pontos;

O mês de setembro marcou o retorno do índice ao nível de otimismo;

A alta mensal foi puxada pela melhora na avaliação das condições atuais da economia (+46,8%);

Todos os três subíndices registraram alta de dois dígitos em setembro frente a agosto, mas permaneceram inferiores a 2019;

Mesmo não sendo suficiente para voltar ao nível anterior à crise do coronavírus é clara a tendência de retomada do indicador.  

ANÁLISE COMPLETA

Pela terceira vez consecutiva, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) calculado para Vitória-ES subiu em setembro e marcou o retorno do indicador ao patamar de otimismo. Mesmo não sendo suficiente para voltar ao nível anterior à crise provocada pelo novo coronavírus, é clara a tendência de retomada do indicador.  

Com uma variação positiva de 21,7% em setembro frente a agosto, o índice de confiança geral registrou novo recorde da série histórica de alta mensal, iniciada em 2012. Esse avanço foi puxado com maior intensidade pela melhora nas avaliações das condições atuais da economia (+46,8%). As condições de investimentos foram o segundo melhor impacto (+22,1%), seguido pelas avaliações das expectativas (+13,6%). Este último está acima de 100 pontos e em nível bem elevado. Os três subíndices registraram alta em setembro frente a agosto, mas permaneceram inferiores a 2019.

A Fecomércio-ES acredita na retomada da confiança dos empresários do comércio, principalmente para os próximos meses. A flexibilização gradativa e segura para a reabertura dos estabelecimentos já provocou um impacto positivo nas compras verificado nos últimos três meses. O retorno da geração de empregos formais a partir de julho contribuiu nesse contexto e as expectativas para um fechamento melhor no segundo semestre ficaram mais otimistas.  

Resultados Setembro

ICEC geral. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória avançou em setembro passando a 101,6 pontos, representando uma alta de 21,7% em relação a agosto e o retorno ao nível otimista do índice. Em relação a 2019 ainda houve recuo, de 14,8%. O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 (cem) corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo e acima, otimismo. 

Subíndices. A melhora do indicador geral foi puxada pelo índice que avalia as condições atuais da economia. Esse subíndice (ICAEC) teve alta de 46,8% frente ao mês anterior, marcando 60,6 pontos, mas em relação ao ano passado ainda ficou menor em 35,8%. A avaliação das Expectativas (IEEC) para os próximos meses subiu 13,6% na primeira comparação, mas ficou 5,2% menor em relação ao ano passado, marcando 149,4 pontos. Já o que avalia as condições de Investimentos (IIEC) teve alta de 22,1% frente ao mês anterior e recuou 10,4% em relação ao ano passado, marcando 94,7 pontos.

Resultados por porte de empresa

O quadro compara a situação entre as empresas com até 50 empregados e as que possuem mais de 50 empregados.

Brasil

O ICEC apurado para o Brasil seguiu a tendência positiva e registrou a maior alta da história em setembro, com alta de 14,4%, chegando a 91,6 pontos em setembro de 2020. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve queda de 23,1%.

Nota Técnica

Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas na capital Vitória – ES. A análise local é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 

Imagem: Freepik - Banco de imagem 

Setembro registra terceira alta consecutiva do índice de confiança dos empresários do comércio

Compartilhe:

 

 

Visitas: 49



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.