INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Notícias
  • Comunicação

  • Fotos

  • Contato


Desempenho da atividade turística capixaba no primeiro semestre de 2020

Publicado em 25/08/2020


RESUMO
O índice de atividades turísticas no Espírito Santo cresceu 12,7% em junho com relação a maio.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (junho/19) a queda foi de 55,9%.
No primeiro semestre o setor apresentou um recuo de 35,5% comparado ao mesmo período do ano anterior; a maior perda da série histórica iniciada em 2011;
As perdas em receitas no setor estão estimadas em R$1,39 bilhões até maio de 2020;
Os prejuízos foram significativos e a recuperação está acontecendo de maneira bem tímida pois as restrições à circulação de pessoas impostas pela Pandemia impactam diretamente o setor.
 
ANÁLISE COMPLETA
O Índice de Atividades Turísticas (IATUR) no Espírito Santo, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS-IBGE), apontou em junho a segunda taxa positiva consecutiva do ano de 2020, com avanço de 12,7% em relação ao mês anterior. O índice nacional apresentou expansão em junho de 19,8% e as demais unidades da federação analisadas também obtiveram avanços nos índices.

Já na comparação do desempenho do mês de junho de 2020 com o mesmo mês do ano anterior o IATUR capixaba apresentou uma retração de 55,9%, já o índice nacional recuou 58,6%. 

No acumulado do primeiro semestre de 2020, as atividades turísticas capixabas apresentaram retração de 35,5% comparado com o mesmo período de 2019, a maior perda da série histórica iniciada em 2011. No Brasil a retração foi de 34,6% e nos demais estados estudados também houve recuo. 

Na avaliação da Fecomércio-ES: Destaca-se, que o segmento no Espírito Santo teve uma perda expressiva a partir de dezembro de 2019, quando começou a apresentar variações negativas, primeiro por conta das chuvas que afetaram o Estado no início do ano, e posteriormente, pelas medidas de restrições a circulação impostas para a prevenção da Covid-19. As variações positivas de maio e junho indicam uma recuperação, ainda que tímida, do setor. 

 
Índice de Atividades Turísticas
Junho 2020. O Índice de Atividades Turísticas (IATUR) do Espírito Santo apresentou expansão de 12,7% em junho de 2020 em comparação com maio de 2020. Já em relação ao mesmo mês de 2019 o índice teve variação negativa de 55,9%.

No Brasil: As atividades turísticas no Brasil tiveram um desempenho positivo de 19,8% em relação ao mês de maio de 2020, porém houve um desempenho negativo de 58,6% quando comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Semestre/2020: no primeiro semestre de 2020, o índice capixaba das atividades turísticas apresentou retração de 35,5% comparado com o mesmo período de 2019, a maior perda da série histórica iniciada em 2011. 

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo: segundo estimativas da CNC o turismo capixaba perdeu de março a maio de 2020 cerca de R$1,39 bilhões em receitas. O setor do Turismo foi fortemente impactado com as medidas adotadas para conter o avanço da Covid-19 e a paralisia quase completa da atividade levou também a fechamento de postos de trabalho.


Nota Técnica
O Índice de Atividades Turísticas (IATUR) permite o acompanhamento sistemático das atividades turísticas, atendendo à demanda por indicadores deste segmento, constituindo-se um grupo à parte do conjunto de atividades pesquisado na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pelas Assessorias Econômica e da Câmara Empresarial de Turismo (CETES) da Fecomércio-ES.


Desempenho da atividade turística capixaba no primeiro semestre de 2020

Compartilhe:

 

 

Visitas: 62



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.