INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Confiança dos empresários do comércio atinge o melhor nível de toda série histórica em fevereiro

Publicado em 06/03/2020

Índice capixaba também alcançou a sexta alta consecutiva no mês

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) calculado para Vitória-ES somou seis meses de crescimento consecutivo em fevereiro de 2020, registrando 136,3 pontos, representando um avanço de 0,7% em relação a janeiro. Comparado a 2019 a alta foi de 1,3%. A melhora do indicador foi puxada, mais uma vez, pelo avanço da avaliação sobre as condições atuais da economia. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com análise regional da assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Com uma variação positiva nas duas comparações, o índice geral avançou no nível otimista para 136,3 pontos, o maior registrado para um mês de fevereiro em toda a série histórica, iniciada em 2012. A análise por porte de empresa revelou que as avaliações dos comerciantes de menor porte avançaram no patamar otimista para 136,1 pontos. Já para os empresários do comércio de maior porte, o subíndice continuou no nível otimista (143,5 pontos), crescendo em relação a janeiro, mas com queda frente a 2019.

Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que os empresários do comércio estão mais otimistas nesse início de ano baseando suas perspectivas na melhora das condições atuais da economia. “É válido destacar também que as expectativas de um cenário ainda mais favorável em 2020 para o comércio continuam altas com a melhoria do mercado de trabalho, das condições de crédito e crescimento da economia brasileira”, conta.

O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 (cem) corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo e acima, otimismo.
Na passagem de janeiro para fevereiro, apenas o subíndice que avalia as condições atuais obteve crescimento. Já em relação ao ano passado, foi o subíndice que avalia as expectativas apresentou queda, mas cabe observar que esse indicador se encontra em patamar bastante elevado.

O destaque em fevereiro foi para a melhoria na avaliação das condições atuais da economia, do setor e da empresa (ICAEC), com crescimento de 5,0% frente ao mês anterior e de 8,6% frente ao ano passado, avançando no nível otimista, marcando 125,6 pontos. A avaliação das Expectativas (IEEC) para os próximos meses ficou estável na primeira comparação e caiu 4,7% na segunda, marcando 163,3 pontos. Já o que avalia as condições de Investimentos (IIEC) teve queda de 2,5% frente ao mês anterior e avançou 2,8% em relação ao ano passado, atingindo 120,0 pontos.
 
Brasil
 O ICEC apurado para o Brasil avançou para 128,3 pontos no mês de fevereiro de 2020, o melhor nível em sete anos, o que representou uma alta de 1,7% em relação a janeiro. Na comparação anual, a confiança do comerciante brasileiro teve crescimento de 2,7%.
 
Nota Técnica
Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas na capital Vitória – ES. A análise local é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Confiança dos empresários do comércio atinge o melhor nível de toda série histórica em fevereiro

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.