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Intenção de consumo soma o 13°mês consecutivo de crescimento em fevereiro

Publicado em 06/03/2020

Apesar de estar abaixo da zona de otimismo, o indicador apresenta importante evolução
 
A Intenção de Consumo das Família de Vitória registrou mais uma alta no mês de fevereiro. O índice apresentou um crescimento de 3,9% em relação a janeiro, completando 13 meses de crescimento com uma variação anual positiva de 67,2%. Embora a intenção tenha registrado 74,7 pontos em fevereiro, e o indicador abaixo de 100 pontos ainda mostra que as famílias estão insatisfeitas com o patamar atual de consumo, o índice está em importante evolução. 
Ao longo de todo o ano de 2019 houve recuperação da disposição das famílias para as compras, que está significativamente melhor que em 2018. Porém para 2020, a perspectiva é que os indicadores do mercado de trabalho ganhem mais ritmo e a intenção de consumo continue avançando.
          
Na avaliação do presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, “outros fatores têm contribuído para a melhoria da percepção do consumidor em relação a sua renda como inflação e juros mais baixos e segurança no emprego atual. O fato das perspectivas profissionais estarem muito melhores do que há um ano também é essencial na retomada da confiança das famílias”, explicou.
            
O nível mais bem avaliado entre os componentes do ICF e o único na zona de otimismo do índice (acima de 100 pontos), foi o Emprego Atual, que registrou uma alta de 3,3% em relação ao mês anterior e 23,5% em relação ao ano passado, marcando 110,9 pontos. Esse indicador sinaliza o quão seguro o consumidor se sente no emprego atual. A avaliação das Perspectivas Profissionais ainda é o componente que possui o mais baixo valor em pontos, 46,3 pontos, e mostra a expectativa de uma melhoria profissional nos próximos meses. Avançando 5,1% frente ao mês de janeiro e 209,2% frente o ano passado.
            
O índice de Consumo Atual, na qual as famílias analisam se estão comprando mais ou menos em comparação ao ano passado, apresentou uma alta de 3,8% em fevereiro frente a janeiro e em relação ao mesmo mês de 2019 cresceu 109,8%. A avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses teve alta de 6,0% na comparação mensal e de 94,7% em relação a fevereiro do ano passado.
            
O indicador de satisfação da Renda Atual cresceu 3,6% contra o mês anterior e 39,4% em relação ao mesmo mês em 2019. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 2,1% frente a janeiro e 71,2% em relação a fevereiro de 2019. A Compra de Duráveis teve alta de 5,5% frente ao mês anterior e 111,0% em relação ao ano passado.
 
Brasil
A ICF apurada para o Brasil registrou um recuo de 1,2% em fevereiro em relação a janeiro, alcançando o maior nível desde abril de 2015 e marcando 99,3 pontos. Em relação ao mesmo mês de 2019, o índice avançou 0,8%.
 
 Nota Técnica
Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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