INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Notícias
  • Comunicação

  • Fotos

  • Contato


Confiança dos empresários capixabas inicia o ano com alta

Publicado em 05/02/2020

Janeiro teve o melhor nível do indicador para o mês em toda série histórica desde 2012
 
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) iniciou o ano com alta para o mês de janeiro e é o quinto crescimento consecutivo da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com 135,3 pontos, o resultado teve um crescimento de 3,1% se comparado a dezembro do ano passado. Em relação ao mesmo mês de 2019, o crescimento foi de 6,9%. A pontuação é a maior desde março do último ano (136,1) e o melhor nível para o mês de janeiro em toda a série histórica, iniciada em 2012.
 
No avanço do mês e comparado a janeiro 2019, somente o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) sofreu recuo. No entanto, o subíndice que avalia as expectativas da economia brasileira ainda se encontra em patamar elevado.  Com referência ao índice que avalia as condições atuais da economia, do setor e das empresas comerciais (ICAEC), registrou-se o crescimento de 5,2% frente ao mês anterior e de 22,5% frente ao ano passado, avançando no nível otimista, marcando 119,6 pontos. A avaliação das Expectativas (IEEC) obteve a variação mensal com recuo de 0,2% e teve uma retração de 3,2% (163,3 pontos) em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já o índice que avalia as condições de Investimentos (IIEC) teve alta de 5,7% frente ao mês anterior e avançou 8,6% em relação ao ano passado, atingindo 123,0 pontos.
 
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, pontua que a quinta alta consecutiva é importante e favorável à melhora das expectativas em relação à economia e ao setor. “A recuperação gradual da economia, com avanço nos investimentos e melhora da taxa de desemprego, ajuda a explicar a percepção otimista dos empresários do comércio”, explicou.
 
Brasil
O resultado nacional ficou menor que o índice capixaba, foi de 126,6 pontos no mês de janeiro, o que representou uma alta de 2% em relação a dezembro e o maior índice para meses de janeiro desde 2013. Já na comparação anual, a confiança teve um crescimento de 4,7%. A maioria dos empresários brasileiros (57,6%) segue percebendo que as condições atuais da economia estão melhores do que há um ano, assim como 53,4%  do total de entrevistados em janeiro deste ano mostraram intenção de investimentos, contra 50,4% em dezembro e 46,1% em janeiro de 2019. 
 
 
Nota Técnica
Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas na capital Vitória–ES. A análise local é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
 

Confiança dos empresários capixabas inicia o ano com alta

Compartilhe:

 

 

Visitas: 88



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.