INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Notícias
  • Comunicação

  • Fotos

  • Contato


Intenção de consumo das famílias registra o melhor resultado desde julho de 2015

Publicado em 05/02/2020

Apesar do crescimento, intenção permanece abaixo da zona de otimismo

A intenção de consumo das famílias de Vitória apresentou mais uma alta, ficando com 71,9 pontos percentuais, o maior nível desde julho de 2015. Este resultado cresceu 3,7% em relação ao mês passado. Os dados são da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) da capital, analisada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
 
O índice das famílias com ganho acima de 10 salários mínimos contribui para estes resultados na comparação mensal (1,5%), e o índice calculado para as famílias com renda menor (Até 10 s.m) também apresentou crescimento neste mês de janeiro com variação mensal de 4,3% em relação a dezembro de 2019.
 
O presidente da entidade, José Lino Sepulcri, avaliou o crescimento do índice e o novo comportamento dos consumidores. “Essa maior intenção está ligada a fatores como inflação mais baixa, relativa segurança no emprego e um pouco mais de confiança no andamento da economia, o que tem influenciado a melhora da percepção das famílias em relação a sua renda”, explicou sobre os resultados da pesquisa.
 
Embora o indicador abaixo de 100 pontos ainda mostre que as famílias estão insatisfeitas com o patamar atual de consumo, o índice tem apresentado trajetória de recuperação ao longo de 2019, sendo um ponto positivo para o primeiro mês de janeiro do ano corrente. Neste aumento, estão presentes nos índices de emprego, consumo e de renda e crédito.
 
O Emprego Atual é o mais bem avaliado entre os componentes do ICF, e o único na zona de otimismo do índice (acima de 100 pontos), registrando um crescimento de 2,6% em relação ao mês anterior, já o Nível de Consumo Atual, obteve alta de 6,0% em janeiro de 2020 frente a dezembro de 2019, mas ainda continua a baixo da zona de otimismo. E por último, o indicador de satisfação da Renda Atual atingiu 85,3 pontos neste mês, registrando um crescimento de 1,0% no comparativo ao mês anterior. Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 3,2% frente a dezembro.
 
Brasil
A ICF de janeiro apurada pela CNC para o Brasil registrou 97,1 pontos em janeiro de 2020 e alcançou o melhor nível em um mês de janeiro desde 2015. O item Acesso ao Crédito apresentou aumento mensal de 0,3%, após queda de 1,2% em dezembro. O indicador atingiu 91,7 pontos, o maior nível desde maio de 2015. Na comparação anual, o crescimento foi de 5,6%. Outro destaque foi o indicador Renda Atual, que apresentou crescimento de 3,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, chegando a 112,7 pontos e alcançando o maior nível desde maio de 2015. 
 
Nota Técnica
Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.


Intenção de consumo das famílias registra o melhor resultado desde julho de 2015

Compartilhe:

 

 

Visitas: 107



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.