INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Sistema Fecomércio mobiliza ações em favor das vítimas das chuvas do ES

Publicado em 30/01/2020

Solicitação de postergação de impostos e doações estão entre as medidas
 
O Sistema Fecomércio Espírito Santo junto à CNC e o Mesa Brasil do Sesc Departamento Nacional estão mobilizados em ações no amparo às famílias atingidas pelas chuvas do estado que desde o dia 17 de janeiro têm sofrido graves prejuízos que afetaram fortemente as atividades econômicas nos setores de comércio de bens, serviços, turismo, indústria e agricultura capixaba nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

Iconha e Alfredo Chaves foram os primeiros a receber as doações por meio do Mesa Brasil. Foram entregues em Iconha suco (3.369 litros) e mamão (3.000 quilos); em Alfredo Chaves suco (869 litros) e 299 itens de material de limpeza, leite, biscoito e de higiene pessoal. Em Linhares suco (842 litros) e biscoito doce/salgado (145 quilos). E a previsão é de distribuir alimentos e materiais, nos próximos dias, nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Castelo nesta quinta e sexta-feira (30 e 31 de janeiro). Juntos, o Sistema mobiliza novas doações à população e também aos sindicatos filiados no apoio da arrecadação.

Além do envolvimento social, a Fecomércio-ES também se reuniu na segunda-feira (27) com as entidades que integram o sistema, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e o Conselho de Representantes onde definiram sugestões e apelos que foram encaminhadas ao Governo do Estado e dos municípios atingidos, como postergação de impostos de qualquer natureza, por seis meses, até que as empresas atingidas se recomponham de suas atividades, bem como as próprias populações fortemente atingidas em seus patrimônios, que estão sendo assistidas por uma rede de instituições de serviço social. Entre os presentes, também estavam representantes da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 
Isenções e aumento de prazo para empresários

Diante da mobilização, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), adotou uma série de medidas no âmbito tributário visando a recuperação da atividade econômica nos municípios que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade Pública por causa das chuvas que atingiram, sobretudo, a região sul do Estado. As medidas buscam amenizar a carga tributária dos empresários da região que tiveram prejuízos com as chuvas, além de tratar de isenção de ICMS e prorrogação de prazos para pagamento de obrigações. Conheça as medidas adotadas: http://bit.ly/MedidasSefaz

O Diário Oficial da União publicou a Portaria Nº 72, de 28 de janeiro de 2020 D.O.U em 29/01/2020, que trata da prorrogação pela Secretaria Executiva do Conselho Gestor do Simples Nacional os vencimentos dos tributos do programa aos contribuintes com sede nos municípios que tiveram Estado de Calamidade Pública decretada, na quarta-feira (29).
 
Linhas de crédito disponibilizadas às vítimas

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, Banestes e Sicoob liberaram condições especiais para as vítimas atingidas pelas chuvas no ES, tanto para micro e pequenos empreendedores como para pessoas físicas para auxiliar a recomposição dos negócios e da rotina da população das cidades decretadas estado de emergência e calamidade. 
 
Doações

Para contribuir com essa onda de solidariedade é fácil, pois o Mesa Brasil faz o recolhimento da doação e realiza a distribuição. Dentre donativos mais solicitados pelas cidades estão produtos de higiene pessoal, limpeza e, também, de cama, mesa e banho. Além de água, cestas de alimentos e alimentos prontos, como biscoitos, leite e suco.
 
Telefones para doações:
(27) 3246-3400 
 (27) 3246-3421 
 (27) 3246-3431 

Sistema Fecomércio mobiliza ações em favor das vítimas das chuvas do ES

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.